Os 70 anos da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) serão comemorados em campanha lançada nesta semana pelo Sindipetro Bahia, com um ato em frente à refinaria, na região de Mataripe, município de São Francisco do Conde.
A programação se estende até o dia 17 de setembro, data de aniversário da refinaria com diversas atividades. Com o tema ‘História, Luta e Resistência’, os 70 anos da unidade vão ganhar destaque, conforme o sindicato, por causa do anúncio da venda da RLAM para um conglomerado internacional de empresas.
Sua área é de 6,4 quilômetros quadrados e é responsável pela contribuição em impostos de 750 milhões de reais por ano (ICMS) (80% da arrecadação de São Francisco do Conde), além de empregar inúmeros trabalhadores diretas e indiretamente. O que faz da cidade uma das mais ricas por PIB per capita.
Seus principais produtos refinados são propano, propeno, iso-butano, gás liquefeito de petróleo (GLP), diesel, gasolina, nafta petroquímica, querosene, querosene de aviação, parafinas e n-parafinas, lubrificantes, óleos combustíveis e asfaltos.