Nesta sexta-feira (10), a Rede de Controle da Gestão Pública realiza encontro virtual com objetivo de prestar contas à sociedade das principais ações realizadas, no ano de 2021, no combate e prevenção à corrupção. No evento, alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro, serão apresentados trabalhos de destaque de órgãos integrantes da Rede. O evento, que é aberto ao público, ocorrerá em uma live na plataforma Microsoft Teams, a partir das 10h, acessível pelo endereço: https://bit.ly/rede-controle-ba-evento-10-12-21
Participarão da live o Ministério Público Federal (MPF), a Controladoria-Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). No âmbito das parcerias da Rede de Controle, o encontro contará, ainda, com apresentação da União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (Ucib).
A Rede de Controle
Criada em 2009 para aprimorar a efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública, a rede é um espaço colegiado composto por diversos órgãos. Seu principal objetivo é desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros.
Para alcançar os objetivos traçados, os órgãos públicos federais, estaduais e municipais que integram a rede articulam esforços, formam parcerias e definem diretrizes em comum por meio de compromissos e ações conjuntas de fiscalização, treinamento e eventos pedagógicos voltados para a população.
Na Bahia, a Rede é formada pelos seguintes órgãos: Advocacia-Geral da União (AGU), Auditoria Geral do Estado da Bahia (AGE), Auditoria do SUS na Bahia, CGU, Defensoria Pública do Estado da Bahia, Departamento Nacional de Auditoria do SUS, Ministérios Públicos Federal, do Trabalho, do Estado da Bahia e de Contas (MPC/TCE, MPC/TCM e MPC/TCU), Polícia Federal, Procuradoria-Geral do Estado da Bahia, Procuradoria da Fazenda no Estado da Bahia, Receita Federal, TCE/BA, TCM, TCU e Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Saiba mais sobre a Rede acessando: http://www.rededecontrole.gov.br/