terça-feira 23 de julho de 2024
Foto: Daniel Ramalho - 6.dez.2023/AFP
Home / ELEIÇÕES 2024 / RealTime Big Data: Eduardo Paes lidera intenções de voto na disputa pela prefeitura do Rio
quarta-feira 27 de março de 2024 às 06:22h

RealTime Big Data: Eduardo Paes lidera intenções de voto na disputa pela prefeitura do Rio

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


A sete meses das eleições municipais, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), pré-candidato à reeleição, aparece com 40% das intenções de voto em pesquisa do instituto RealTime Big Data divulgada nesta terça-feira, 26. O índice é igual a soma dos porcentuais dos outros cinco pré-candidatos mais bem colocados na disputa após o atual chefe do Executivo carioca.

De acordo com a pesquisa estimulada – quando os nomes dos candidatos são citados no questionário -, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aparece em seguida, com 13% das intenções de voto na disputa pela prefeitura do Rio.

O terceiro colocado é o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), com 9% das intenções de voto. Na sequência, aparece a deputada estadual Martha Rocha (PDT), com 8%. Otoni de Paula (MDB) tem 6% e Rodrigo Amorim (União), 4%. Pedro Duarte (Novo) e Cyro Garcia (PSTU) têm 2% de preferência de votos cada, enquanto Marcelo Queiroz (PP), 1%. Outros 7% responderam que votariam nulo ou branco e 8% não souberam ou não quiseram responder ao levantamento. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Paes vence os adversários com ampla vantagem em todos os recortes apresentados pelo RealTime Big Data: gênero, faixa etária, renda e região da cidade.

O levantamento, encomendado pela Record, foi registrado na Justiça Eleitoral sob RJ-04917/2024. Foram entrevistadas 1.000 pessoas entre os dias 22 e 23 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos, com 95% de nível de confiança.

Segundo turno e rejeição

O RealTime Big Data testou três cenários de segundo turno. No primeiro cenário, Eduardo Paes venceria Ramagem por 55% a 29%. No segundo, teria 64% contra 20% de Tarcísio Motta. Também venceria Martha Rocha, do PDT, por 58% a 27%.

A rejeição ao pré-candidato do PL, apoiado por Bolsonaro, de 33%, é menor que a de Paes, 38%. O índice dos que dizem que votariam com certeza no atual prefeito, no entanto, é maior do que os que apoiam Ramagem (23% a 7%).

O instituto ainda questionou os entrevistados se eles aprovam ou desaprovam a atual gestão e Eduardo Paes: 58% responderam que aprovam e 36%, desaprovam. Outros 6% não souberam ou não responderam.

Veja também

Geraldo Júnior critica o transporte público de Salvador

Durante entrevista concedida aos jornalistas Mateus Morais e Jony Torres, na manhã desta segunda-feira (22), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!