A Federal Aviation Administration está iniciando uma investigação sobre como um avião comercial taxiou na frente de um voo que decolava do Aeroporto Internacional John F. Kennedy na noite de sexta-feira (13), em Nova York, nos Estados Unidos.
O incidente ocorreu quando um voo da Delta Airlines com destino a Santo Domingo, na República Dominicana, iniciou sua decolagem enquanto outro avião da American Airlines cruzava a pista.
O controlador de tráfego aéreo do JFK emitiu uma ordem urgente aos pilotos do avião da Delta, que conseguiram interromper a decolagem a tempo.
“M****! Delta Airlines 1943, cancele sua autorização de decolagem!”, grita um controlador na conversa entre a torre e a aeronave que foi gravada.
Two audio excerpts from @liveatc pic.twitter.com/4ruAWgVO4b
— ?? JonNYC ?? (@xJonNYC) January 14, 2023
Um passageiro do voo da Delta contou que algumas pessoas ficaram com medo quando o avião parou. A FAA e o National Transportation Safety Board (NTSB) vão determinar o que aconteceu e se alguém será punido.
O que se sabe sobre o que aconteceu?
O incidente ocorreu na última sexta-feira, 13 de janeiro, pouco depois das 20h (22h no horário de Brasília). O voo Delta 1943 (DL1943) estava na pista 4L aguardando autorização para decolar para Santo Domingo. Ao mesmo tempo, o voo da American para Londres estava taxiando para a pista de decolagem designada.
Segundo áudio compilado pelo ATC Live, site que monitora as radiofrequências da aviação, o voo DL1943 recebeu autorização para decolar da pista 4L. Mas no momento de iniciar sua corrida de decolagem, o voo AA106 cruzava essa mesma pista enquanto taxiava.
“M****! Delta 1943, cancele a autorização de decolagem!”, diz o controlador. “Delta 1943, cancele a autorização de decolagem”, diz ele novamente.
O piloto responde que vai abortar a decolagem e solta um suspiro.
Departures at @JFKairport last night were departing 4L and arriving on 4R. According to @flightradar24 and @liveatc, AA106 crossed 4R while DL1943 was departing. @FAANews will definitely review this, and I am going to assume that ASAP reports were also filed.
(HT @xJonNYC) https://t.co/4OTXonfjUv pic.twitter.com/8cFvEBLfYI
— Ross Feinstein (@RossFeinstein) January 14, 2023
Alguns especialistas em aviação conseguiram reconstruir as posições da aeronave por meio de sites de monitoramento de voo.
A Autoridade Federal de Aviação informou que, com base em uma “análise preliminar”, o voo DL1943 “interrompeu sua decolagem a aproximadamente 1.000 pés (300 m) antes do ponto” onde o AA106 estava cruzando de uma pista adjacente.