domingo 28 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Pesquisa Ipec: 54% dizem confiar em Lula. Outros 41% não acreditam no presidente
terça-feira 17 de janeiro de 2023 às 06:16h

Pesquisa Ipec: 54% dizem confiar em Lula. Outros 41% não acreditam no presidente

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Pesquisadores do Ipec foram às ruas entre 6 e 10 de janeiro para saber o nível de confiança no presidente Luiz Inácio Lula da Silva. São 54% os que dizem confiar no novo chefe do Executivo, contra 41% que não confiam e 4% que não souberam opinar.

É a primeira rodada do Ipec após a posse. A invasão às sedes dos Três Poderes no dia 8 aconteceu durante a fase de campo, por isso, segundo  Flávio Tabak, do O Globo, esse levantamento não reflete impactos diretos dos ataques de vândalos na opinião pública.

O índice de confiança mostra uma evolução positiva de Lula, uma vez que ele venceu o segundo turno com um placar apertado de 50,9% a 49,1%. As perspectivas para o novo governo refletem menos polarização, já que 21% acreditam em um ótimo governo de Lula; 34% preveem uma boa administração; e 18%, regular. Os mais negativos somam 15% e entendem que os próximos quatros anos de governo serão péssimos: 6% acham que será ruim e 5% não souberam responder.

Cenário parecido está na comparação entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro: 55% acham que o governo Lula será melhor do que que o de Bolsonaro. Outros 14% pensam que será igual e um quarto (25%) imaginam uma administração pior. São 6% os que não souberam responder.

Para 64% dos entrevistados, as atitudes de Lula nas primeiras semanas de governo mostram que ele está no caminho certo. Um quarto da população (26%) acredita que o caminho é errado enquanto 9% não souberam ou não responderam.

Foram entrevistadas 2 mil pessoas em 128 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos dentro de um intervalo de confiança de 95%.

Veja também

Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%

Com o objetivo de evitar aumento de preços após a reforma tributária, serviços privados de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas