sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Quem é Marcellus Campêlo?
terça-feira 15 de junho de 2021 às 10:01h

Quem é Marcellus Campêlo?

NOTÍCIAS


O ex-secretário da Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo presta depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (14).

Ele prestará esclarecimentos sobre a crise do oxigênio em Manaus, a pressão do governo federal para a distribuição de cloroquina no estado e o escândalo de corrupção envolvendo o Hospital de Campanha Nilton Lins.

Saiba tudo sobre Marcellus Campêlo:

Carreira

Marcellus Campêlo formou-se em engenharia civil pelo Instituto de Tecnologia do Amazonas em 1992. Ao longo da carreira, especializou-se na área de saneamento básico.

Ele ocupou seu primeiro cargo público em 2000, quando começou a atuar como assessor na  Secretaria Municipal de Administração de Manaus. Mais tarde, foi nomeado para a diretoria administrativa do órgão.

Em 2010, Campêlo passou a presidir a Comissão de Licitação da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Por duas oportunidades, o engenheiro comandou a Secretaria Executiva da Secretaria de Obras do Amazonas, entre 2015 e 2017 e entre 2019 e 2020.

Com o surgimento da pandemia, Campêlo passou a integrar o comitê de crise do governo Wilson Lima. Logo em seguida, foi para a Secretaria Executiva da Secretaria de Saúde. Com a exoneração de Simone Papaiz, o engenheiro passou a comandar a pasta.

Escândalos de Corrupção

Em junho de 2020, a PF deflagrou a 1ª fase da Operação Sangria, com objetivo de investigar fraude e desvio de verba pública na compra de respiradores por meio de uma importadora de vinhos.

Oito pessoas foram presas. Segundo o MP, a então secretária de Saúde, Simone Papaiz, teria superfaturado o contrato. Ela acabou sendo exonerada.

Ao longo do ano, a apuração avançou e outras fases foram deflagradas. Até que, em junho de 2021, um desdobramento da Sangria prendeu o próprio Campêlo. A nova investigação mira irregularidades no contrato de locação do Hospital de Campanha Nilton Lins, por R$ 23 milhões.

Campêlo é investigado pelos crimes de organização criminosa, fraude licitatória e desvio de recursos públicos.

Colapso do sistema de saúde em Manaus

Marcellus Campêlo era o secretário de Saúde do Amazonas quando da crise de desabastecimento de oxigênio na capital, em janeiro de 2021. Diante do aumento desenfreado no número de casos e de internações, os estoques da substância zeraram.

A CPI da Covid, que conta com dois senadores amazonenses, Eduardo Braga (MDB) e o presidente Omar Aziz (PSD), questionará o ex-secretário sobre o episódio, para entender como foram os contatos com o governo federal.

A crise do oxigênio em Manaus foi abordada exaustivamente nos depoimentos de Eduardo Pazuello, Elcio Franco e Mayra Pinheiro, e está na base da criação da CPI.

Histórico:

1970 – Nasce Marcellus Campêlo.

1992 – Forma-se em engenharia civil pelo Instituto de Tecnologia do Amazonas.

2000 – Campêlo passa a atuar na Secretaria Municipal de Administração de Manaus.

2010 – Preside a Comissão de Licitação da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

2015 – O engenheiro comanda, por dois anos, Secretaria de Infraestrutura de Manaus.

2019 – Campêlo assume o cargo mais uma vez.

2020 – O engenheiro passa a integrar o Comitê de Crise para o enfrentamento à Covid no estado do Amazonas. Na sequência, assumiu a Secretaria Executiva da pasta.

A Operação Sangria apura superfaturamento na compra de respiradores em meio à pandemia. Então secretária de Saúde, Simone Papaiz é exonerada e Campêlo assume de forma interina. Meses depois, é efetivado.

2021 – sistema de saúde de Manaus entra em colapso e pacientes morrem asfixiados. Campêlo é preso em um desdobramento da Operação Sangria, mas solto dias depois. O secretário é convocado para depor na CPI da Covid no Senado.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!