O Republicanos oficializou na última terça-feira (29) a candidatura do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) ao comando da Câmara. O paraibano é líder da sigla na Casa e recebeu também nesta manhã o apoio de Arthur Lira (PP-AL).
Ainda estão no páreo os líderes do União Brasil, Elmar Nascimento, e do PSD, Antônio Brito, ambos da Bahia.
“Com esse meu gesto, espero dar início à concretização de conversas que foram feitas e acordos que foram firmados com diversas legendas partidárias, em torno desse mesmo projeto de convergência”, disse Lira, em pronunciamento ao lado de Motta e de outros parlamentares.
Nascido em João Pessoa, Hugo Motta Wanderley da Nóbrega está no seu quarto mandato como deputado. Ele começou na política em 2005, quando se filiou ao então PMDB (atual MDB) para, no ano seguinte, apoiar a candidatura do ex-senador José Maranhão ao governo do estado.
Foi eleito pela primeira vez em 2010, quando, aos 21 anos, tornou-se o mais jovem deputado federal eleito do País. Presidiu a Comissão de Fiscalização e Controle em 2014. No ano seguinte, comandou a CPI da Petrobras, responsável por investigar supostas irregularidades na construção de refinarias no Brasil.
Também já foi vice-líder de diversos blocos partidários na Casa e fez parte da base de sustentação dos governos Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL). Ainda assim, aproximou-se do Palácio do Planalto na gestão Lula (PT) desde que Silvio Costa Filho (PE), seu correligionário, ascendeu ao comando do Ministério de Portos e Aeroportos.
Líder do Republicanos na Câmara, Motta recebeu 158.171 votos nas eleições de 2022 e foi o deputado federal mais votado do estado. Na Paraíba, inclusive, a presença da família do parlamentar na política não é nova: ele é neto de Nabor Wanderley, ex-prefeito de Patos, no sertão paraibano, nos anos 1950.
Segundo a Carta Capital, os avós maternos do deputado também tinham ligações políticas e alcançaram os cargos de deputados estaduais. Dando sequência à presença da família na política paraibana, o pai de Hugo, Nabor Wanderley da Nóbrega Filho, é prefeito da cidade sertaneja – ele foi reeleito neste ano.