quarta-feira 23 de outubro de 2024
Nesta foto divulgada pela Agência de Notícias Xinhua, um piloto da força aérea chinesa faz exercícios conjuntos de treinamento de combate ao redor da ilha de Taiwan, no domingo, 7 de agosto de 2022. AP - Wang Xinchao
Home / NOTÍCIAS / Queda de avião da FAB: como será o Cruzex, evento internacional na Base Aérea de Natal
quarta-feira 23 de outubro de 2024 às 06:33h

Queda de avião da FAB: como será o Cruzex, evento internacional na Base Aérea de Natal

NOTÍCIAS


Um caça da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu nesta terça-feira (22) em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, próximo à Base Aérea de Natal (BANT). O piloto conseguiu desviar a aeronave para uma área desabitada e, antes da queda, realizar o procedimento de ejeção. Ele passa bem.

O acidente será investigado pelo Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos (Cenipa) com o objetivo de identificar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente e evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.

A Base Aérea de Natal fica em um local estratégico do Rio Grande do Norte e serve para treinamento e operações da Aeronáutica. Está localizada a poucos quilômetros de distância do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes.

Por causa da sua estrutura e posição geográfica, a Base Aérea de Natal receberá, de 3 a 15 de novembro, o Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex). O evento é um exercício multinacional e operacional organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa o treinamento conjunto em cenários de conflito, além de promover a troca de experiências entre os países participantes.

A edição do próximo mês reunirá 16 países, mais de 2.000 militares e cerca de 100 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras.

É o maior treinamento multinacional de guerra da América Latina, liderado pela Força Aérea Brasileira, com a participação do Exército e da Marinha do Brasil. Estão previstas mais de 1.500 horas de voo, com vários tipos de missões, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo.

Participarão do Exercício: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Suécia, Uruguai e Estados Unidos. Não há ainda a confirmação de que a aeronave acidentada nesta terça-feira participava de procedimentos preparatórios deste evento.

O acidente

O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou em entrevista à CNN Brasil que o piloto do caça F-5M, que caiu na tarde desta terça-feira, 22, em Parnamirim (RN), na região metropolitana de Natal, foi “hábil” ao levar a aeronave para um campo aberto e ter se ejetado.

“Conseguiu, mesmo com fogo já no avião, desviar da área que tinha casas e caiu numa área sem residência. O piloto conseguiu se ejetar e, graças a Deus, não tivemos vítima”, afirmou o ministro.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado nesta terça-feira pela FAB para conter as chamas na vegetação provocadas pelo querosene da aeronave, uma F-5M. O militar foi levado ao Hospital da Base Aérea de Natal para exames complementares e, segundo Múcio, o oficial entrou em contato com o comandante da FAB, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno.

“O piloto ligou imediatamente, logo que ele chegou na base, foi recolhido. Ligou para o brigadeiro Damasceno, que é o comandante. Está bem, não teve nada. Vamos agora verificar o que houve com o avião”, completou.

Veja também

PP apoia à candidatura de Davi Alcolumbre para o Senado, anuncia Ciro Nogueira

O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PP-PI), anunciou que o partido vai apoiar a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!