Conforme publicou o jornal Tribuna da Bahia na última semana, foram relacionados os nomes de cinco pré-candidatos na corrida eleitoral em Lauro de Freitas, que atualmente se concentra entre o da própria prefeita, Moema Gramacho (PT), o da deputada estadual Mirela Macedo (PSD), o ex-diretor da Defesa Civil de Salvador Gustavo Ferraz (PV) e do empresário Teobaldo Costa (Sem partido).
A disputa envolvendo os cinco nomes fez surgir uma suposta pesquisa e a republicamos mais abaixo.
Moema Gramacho
Atual gestora de Lauro de Freitas e em seu terceiro mandato como prefeita, está passando por um momento delicado com um alto índice de rejeição, segundo pesquisas informais. E a cidade vive, segundo alguns sites e rádios locais, problemas com um serviço público defasado, ruas esburacadas devido a malha asfáltica antiga, obras intermináveis, além da falta de planejamento para a mobilidade urbana.
Mirela Macedo
Foi vice-prefeita da atual gestão, mas se licenciou do cargo para assumir o mandato de deputada estadual em decorrência da renúncia do deputado Rogério Andrade que foi eleito prefeito do município de Santo Antonio de Jesus. Em 2018, Mirela foi eleita deputada estadual. No início deste ano de 2019, rompeu oficialmente com Moema Gramacho. Na época, Moema disse a imprensa que se sentiu traída por Mirela.
Teobaldo Costa
O dono da rede de lojas Atakarejo e ex-marido da deputada estadual Mirela Macedo (PSD), Teobaldo Costa, afirma que quer contribuir de alguma forma com a população de Lauro de Freitas, mas ainda não teria um projeto concreto para isso. Seus adversários afirmam que o bilionário empresário só estaria interessado em ser prefeito para expandir seus negócios. Em entrevista concedida ao #Acesse Política, Teobaldo afirmou que desejava ajudar as crianças.
Gustavo Ferraz
O ex-diretor da Defesa Civil de Salvador, Gustavo Ferraz faz oposição a Moema Gramacho. Chegou a afirmar em entrevista ao #Acesse Política, que os eleitores devem escolher seus candidatos baseados nas propostas, por princípios que eles defendem, por ideias e pela capacidade técnica.