sábado 6 de julho de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Quase 1,5 milhão de eleitores na Bahia podem ter seus títulos cancelados
sexta-feira 18 de outubro de 2019 às 18:40h

Quase 1,5 milhão de eleitores na Bahia podem ter seus títulos cancelados

DESTAQUE, POLÍTICA


Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) , quase 1,5 milhão de eleitores na Bahia podem ter seus títulos cancelados. Em fase de revisão biométrica obrigatória para 281 municípios, a Justiça Eleitoral no estado alerta para que cidadãos não deixem para última hora. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esta última etapa envolve 4.464.673 eleitores. Desses, 3.063.326 (68%) atenderam a convocação.

Conforme o TRE-BA, quase todos os municípios deverão realizar a Eleição Municipal de 2020 com a identificação biométrica. Das cidades incluídas na última fase, 39 precisam concluir o procedimento até o próximo dia 31 de outubro. O prazo para as 242 cidades restantes é 18 de fevereiro de 2020. A meta é garantir que, até lá, 100% do eleitorado do estado esteja biometrizado.

O eleitor que deixar de atender a convocação da Justiça Eleitoral terá o título cancelado e está sujeito a uma série de implicações previstas no Código Eleitoral. Entre os prejuízos estão: impossibilidade de obtenção de empréstimos em instituições públicas, dificuldade para tirar ou renovar o passaporte, não tomar posse em concurso público, ser impedido de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros.

Atendimento

Os serviços da Justiça Eleitoral podem ser agendados pelo site (agendamento.tre-ba.jus.br), telefone (0800 071 6505) ou whatsapp (71-3373-7223). O eleitor também pode optar pelo atendimento espontâneo, sem hora marcada, comparecendo diretamente ao cartório ou posto da Justiça Eleitoral.

Documentos necessários

Os documentos necessários para fazer o cadastro biométrico são: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se o tiver). Para homens com idade entre 18 e 45 anos que, além de fazer a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar. Os cidadãos dos municípios em fase de revisão cadastral que não atenderem a convocação da Justiça Eleitoral terão o título cancelado.

Veja também

Cautela na PGR deve deixar denúncia de Bolsonaro para depois das eleições

A cúpula da Procuradoria-Geral da República (PGR) trabalha com uma data-chave para a análise do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!