O primeiro eletroposto com a marca Shell Recharge no país foi inaugurado em São Paulo (SP) no mês passado. A estação de recarga fica na Av. Professor Celestino Bourroul, no bairro do Limão, zona norte da capital paulista, e já está disponível para os donos de veículos elétricos e híbridos plug-in.
Segundo a Raízen, o eletroposto possui carregadores para veículos elétricos com potências de 50 kW e 150 kW alimentados por fonte de energia renovável certificada. No caso deste último, permite o carregamento total em até 35 minutos, dependendo da capacidade do veículo elétrico.
Esse ponto de carregamento é o primeiro da rede Shell Recharge, que terá 35 eletropostos espalhados pelo país até março de 2023.
Os clientes que forem recarregar seus carros elétricos nos eletropostos da Shell podem fazer o pagamento por meio do cadastro de um cartão de crédito no aplicativo Tupinambá, que já disponível nas plataformas Apple Store e Play Store.
Quanto custa o carregamento?
O valor da recarga é de R$ 1,90 / kWh. O posto foi inaugurado em 13 de junho, mas segundo informado pela assessoria de imprensa da Raízen, a cobrança só será feita a partir do dia 15 de julho.
Apenas para dar uma noção de custo de carregamento, pegamos alguns modelos de carros elétricos para simular o valor de uma recarga parcial ou total.
Confira as simulações abaixo:
Modelo | Bateria | Recarga 20-80% | Recarga total | Autonomia |
Renault Kwid E-Tech | 27 kWh | R$ 30,78 | R$ 51,30 | 265 km |
Renault Zoe | 52 kWh | R$ 59,28 | R$ 98,80 | 385 km |
Volvo XC40 Recharge | 75 kWh | R$ 85,50 | R$ 142,50 | 420 km |
BMW iX xDrive50 | 105 kWh | R$ 119.70 | R$ 199,50 | 630 km |
Shell Recharge
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Posto Shell Papacidero
Av. Prof. Celestino Bourroul, 34 – Limão, São Paulo
Postos de gasolina x eletropostos
Enquanto dá os primeiros passos em eletrificação no Brasil, a Shell tem um ambicioso plano global para expandir sua rede de eletropostos. Segundo um comunicado recente, a empresa afirmou que instala um ponto de recarga de veículos elétricos a cada 20 minutos e que a ambição é operar 500.000 pontos de carga até 2025 e 2.500.000 até 2030 no mundo inteiro.