O presidente da Rússia, Vladimir Putin, começará nesta sexta-feira (30) a anexar formalmente 15% do território ucraniano, ao comandar uma cerimônia de assinatura do Kremlin para adicionar quatro regiões ucranianas à Rússia.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a cerimônia acontecerá às 15h de Moscou na sexta-feira (9h em Brasília) para “acordos sobre adesão de novos territórios à Federação Russa”.
Acordos serão assinados “com todos os quatro territórios que realizaram referendos e fizeram pedidos correspondentes ao lado russo”, declarou Peskov.
A Ucrânia e o Ocidente rejeitaram as votações organizadas às pressas, realizadas sete meses após a invasão da Rússia, como fraudes ilegítimas.
A decisão de Putin de incorporar as regiões à Rússia significa que Moscou anexará vastas áreas no leste e sul da Ucrânia, representando cerca de 15% do território total da Ucrânia.
Após as cerimônias de assinatura no Kremlin, Putin fará um grande discurso e se reunirá com os administradores indicados por Moscou das regiões ucranianas, disse o Kremlin.