O presidente russo, Vladimir Putin, conversou com o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, com os dois líderes enfatizando o aprofundamento da cooperação política, comercial e econômica, disse o Kremlin em comunicado neste sábado (12). As informações são de David Ljunggren, da Reuters.
A Rússia não disse quando o telefonema ocorreu e não fez nenhuma menção ao fornecimento de armas iranianas a Moscou.
A Rússia intensificou seus esforços para construir laços com o Irã e outros países não ocidentais desde que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro.
“Várias questões atuais da agenda bilateral foram discutidas, com ênfase no reforço da cooperação nos campos político, comercial e econômico, incluindo o setor de transporte e logística”, disse o Kremlin.
Um alto funcionário da segurança russa se encontrou com líderes iranianos em Teerã na quarta-feira e os dois países prometeram estreitar os laços.
A visita ocorreu após acusações da Ucrânia e do Ocidente de que a Rússia usou drones iranianos para atingir a infraestrutura de energia da Ucrânia.
O Irã diz que enviou à Rússia um pequeno número de drones antes do início da guerra. No mês passado, dois altos funcionários iranianos e dois diplomatas iranianos disseram à Reuters que o Irã havia prometido fornecer à Rússia mísseis terra-terra.