A relação dos 25 projetos selecionados para o Programa CAPES/Brafitec de parceria universitária entre o Brasil e a França em Engenharia foi publicada na última quinta-feira (28). As propostas são de instituições de ensino superior públicas das regiões Nordeste, Sudeste e Sul e abrangem diversos temas como tecnologias limpas e sustentáveis, sistema aeroespacial e indústria da saúde 4.0.
O início das atividades está previsto para janeiro de 2024 e a indicação das bolsas será entre abril e junho. A seleção seguiu critérios definidos no Edital nº 10/2023 . O Programa é uma cooperação entre a CAPES e a Conférence des Directeurs des Écoles Françaises d’Ingénieurs – CDFI (em livre tradução: Conferência dos Diretores de Escolas de Engenharia Francesas).
O investimento é de até R$ 141 milhões ao longo de quatro anos, com um limite de R$ 5,6 milhões por proposta. Os recursos devem ser usados para a concessão de bolsas de graduação-sanduíche, com vigência de seis a 18 meses, missões de trabalho e material de consumo. A vigência dos projetos será de até quatro anos e a indicação de novos bolsistas é feita a cada ano.
Sobre o Programa
O Programa CAPES/Brafitec seleciona projetos conjuntos de pesquisa entre o Brasil e a França nas áreas de Engenharia em nível de graduação. O Programa estimula o intercâmbio entre os países e incentiva a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos.