segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Sebrae
Home / NOTÍCIAS / PT quer barrar banco criado pelo Sebrae
segunda-feira 6 de março de 2023 às 08:39h

PT quer barrar banco criado pelo Sebrae

NOTÍCIAS


O PT quer barrar a implementação do SebraeCred, um banco do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) voltado a atender empresas de pequeno porte que enfrentam dificuldades segundo Guilherme Seto, da coluna Painel, para tomar crédito na praça. Criado no final do ano passado, o SebraeCred é definido como um desvio de função por Paulo Okamotto, que trata do tema pelo governo.

Segundo o petista, que foi presidente do Sebrae de 2003 a 2010, a missão da instituição deve ser levar formação e assistência técnica, e não oferecer crédito e ganhar juros.

“O Sebrae resolveu tirar o dinheiro que deveria levar aos pequenos negócios que precisam de conhecimento e criou uma sociedade de garantia de crédito direto, que empresta dinheiro a juro. Em vez de cuidar do negócio principal, que é levar conhecimento, informação e assistência aos empresários e discutir com o governo os ambientes de negócios, créditos e inovação, você resolve montar um banco para concorrer com outras entidades com o objetivo de ganhar lucro?”, afirma.

“O Sebrae não tem que objetivar ganhar dinheiro com esse tipo de coisa. E isso coloca em risco o sistema. Se as pessoas não pagarem, como faz? A pessoa pega o dinheiro, não tem conhecimento para usar, a empresa quebra. O Sebrae fica até sem moral para cobrar”, completa.

Carlos Melles, presidente do Sebrae
Carlos Melles, presidente do Sebrae – Divulgação

Em outubro do ano passado, o Banco Central autorizou a criação do SebraeCred, uma sociedade de crédito direto com proposta de atuar como fintech e crédito inicial de R$ 600 milhões. Carlos Melles, presidente do Sebrae, disse à época que a ideia não seria emprestar dinheiro, mas atuar apenas como garantidor de crédito.

O conselho deliberativo do Sebrae se reúne na quarta-feira (8). O governo tenta derrubar Melles, o atual presidente que é visto como bolsonarista, e colocar nomes mais identificados com a gestão federal, como o ex-candidato ao governo de Santa Catarina Décio Lima (PT).

Veja também

Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em alta, após ganhos em Wall Street por PCE nos EUA

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente com valorização firme nesta segunda-feira (23) após os ganhos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!