Sobre notícia veiculado pelo Bahia Notícias, na última terça-feira (29), a respeito da existência de coligações municipais entre siglas que rivalizam-se em nível estadual e nacional, é importante assinalar que as coligações existentes nestas cidades com a participação do PT contrariam visivelmente resoluções do Diretório Estadual e Nacional do PT.
Conforme afirmado pelo presidente Éden Valadares, as alianças do PT Bahia para as eleições 2020 são prioritariamente com o Campo da Esquerda, com os partidos da Base Aliada do Governo Rui Costa, e estão vedadas coligações com o bolsonarismo e os aliados de ACM Neto.
No caso específico das cidades citadas pela matéria, é necessário esclarecer que:
As indicações de alianças diretas entre PT e DEM nas posições de Prefeito e Vice, aprovadas, por exemplo, nos municípios de Angical e Cândido Sales, foram negadas pela Direção Estadual e os municípios foram previamente alertados e a Justiça Eleitoral (local e estadual) formalmente comunicada.
Nos demais municípios onde o PT não possui candidatura a prefeito ou vice, apenas chapa de vereadores, mas a coligação majoritária formalizou candidatura do DEM, também nestes casos a Direção Estadual vedou a aliança e peticionou às instâncias judiciais.
Ou seja, a Direção Estadual do PT está cumprindo integralmente as resoluções estaduais e nacionais quanto às alianças eleitorais, corrigindo eventuais incongruências aprovadas nas convenções municipais.
Nosso compromisso maior é com a defesa da democracia, dos empregos e da vida dos brasileiros. Compreendemos que o desgoverno Bolsonaro e seus apoiadores são inimigos do povo, portanto devem ser combatidos em todos os níveis.
Adolpho Loyola
Secretário de Comunicação do PT Bahia