sábado 11 de maio de 2024
Bandeira do PT / Foto: Delcídio do Amaral
Home / ELEIÇÕES 2024 / PT aproveita efeito Lula, cresce para 2024 e filia prefeitos até do PL
segunda-feira 13 de novembro de 2023 às 06:20h

PT aproveita efeito Lula, cresce para 2024 e filia prefeitos até do PL

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


De olho nas eleições municipais do próximo ano, o PT abriu as portas para novos filiados, cresceu em número de prefeituras e atraiu para os seus quadros até mesmo prefeitos do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Embalado pela vitória de Lula para a Presidência no ano passado, o partido ganhou segundo João Pedro Pitombo, da Folha de S. Paulo, 51 novos prefeitos por meio de migração partidária, segundo dados dos 26 diretórios estaduais. A legenda saiu de um total de 183 eleitos em 2020 para atuais 234 gestores municipais.

Com o vento a favor, o partido começa a deixar para trás o cenário adverso de 2020, quando saiu das urnas com 183 prefeitos, pior desempenho desde 1996. O auge do partido em uma eleição municipal foi em 2012, sob presidência de Dilma Rousseff, quando conquistou 644 prefeituras.

O avanço do PT foi puxado pelos estados do Piauí, Ceará e Bahia, todos comandados por governadores petistas. Mas também houve novas filiações pontuais no Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Maranhão e Mato Grosso do Sul.

A tendência é que o número de prefeitos petistas cresça até abril de 2024, prazo máximo para novas filiações dos políticos que vão disputar as eleições.

“Ao contrário do que acontece nos cargos proporcionais, os prefeitos são donos do próprio mandato, logo podem migrar a qualquer tempo, sem punições. Os custos para migração são baixos”, avalia o cientista político Vitor Sandes, professor da Universidade Federal do Piauí.

Ele destaca que existe uma espécie de movimento pendular em direção às siglas aliadas ao presidente, cujo poder de atração é maior nos municípios mais dependentes de recursos federais.

Veja também

Negros no topo: renovação de cotas enfrenta desafios no Congresso

Em 13 de maio de 1888, o Senado aprovou a extinção do trabalho escravo no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas