quarta-feira 1 de maio de 2024
PSDB — Foto: Reprodução / PSDB
Home / NOTÍCIAS / PSDB volta a usar tucano na logo após quase quatro anos
sexta-feira 25 de agosto de 2023 às 07:34h

PSDB volta a usar tucano na logo após quase quatro anos

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O PSDB anunciou em evento nesta última quinta-feira (24) a nova marca do partido e trouxe de volta o tucano, que sempre foi símbolo da legenda, mas deixou de ser usado desde o final de 2019, após o partido começar um processo de desidratação e amargar um quarto lugar na eleição presidencial de 2018.

O presidente do PSDB, Eduardo Leite, confirmou que a ave voltará a ser usada na identidade visual do partido de forma regular.

– Sim. Mudamos a marca. Trouxemos o tucano de volta – disse a Lauriberto Pompeu, do jornal O Globo.

A retirada do tucano aconteceu em 2019. Na época o partido era comandado pelo ex-ministro e ex-deputado Bruno Araújo e tinha influência do então governador de São Paulo, João Doria, que tentava criar um “novo PSDB” após o partido perder espaço para Jair Bolsonaro como principal rival político do PT. A mudança da identidade visual fez parte desse processo. Posteriormente, Araújo rompeu com Doria e, após não conseguir ser candidato a presidente em 2022, o ex-governador de São Paulo se desfiliou do PSDB.

Os filiados à legenda são conhecidos como “tucanos”. Apelido que continuou em prática mesmo durante o período em que a ave estava fora da identidade visual.De acordo com o site do partido, há três motivos para que o animal seja símbolo da legenda. São eles o fato de que “o tucano de peito amarelo lembra a cor da campanha das eleições diretas” após o período da ditadura, de ser “um dos símbolos do movimento ecológico e da defesa do meio ambiente” e de “ser uma ave brasileira”.

No evento desta quinta, o partido também divulgou uma carta em que aponta diretrizes para os filiados nas áreas de economia, governo e sociedade. Os tucanos reforçam as posições contra o aumento da carga tributária, a favor de privatizações e de medidas de ajuste fiscal, acompanhadas de um enxugamento da máquina pública.

Veja também

Tensão se eleva em protestos em universidades dos EUA

Atos “horríveis de violência” eclodem entre apoiadores de Israel e manifestantes pró-palestinos na Califórnia. Em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas