sábado 21 de dezembro de 2024
Home / ELEIÇÕES 2024 / PSD vai governar 206 prefeituras em São Paulo; PL 104, PP 47; confira
segunda-feira 28 de outubro de 2024 às 06:43h

PSD vai governar 206 prefeituras em São Paulo; PL 104, PP 47; confira

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


O PSD, partido liderado por Gilberto Kassab, se consolidou como a principal força política do Estado de São Paulo. A legenda comandará, a partir do próximo ano, 206 prefeituras. As duas principais cidades que a sigla conquistou neste segundo turno foram Ribeirão Preto, com Ricardo Silva, e em São José dos Campos, com Anderson Farias, ambas no interior paulista

O levantamento do Estadão não considera cidades cujo resultado está sub judice, por isso o total de prefeituras não chega a 645. A ascensão do PSD ocorre após uma ofensiva de Kassab sobre prefeituras comandadas sobretudo pelo PSDB, partido que liderou o Estado por quase três décadas. Esse movimento irritou partidos da base do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), já que Kassab ocupa uma das principais pastas de sua gestão: a Secretaria de Governo e Relações Institucionais.

Uma das vitórias mais emblemáticas ocorreu em São José dos Campos, quinto maior colégio eleitoral do Estado, que se consolidou como bastião conservador nas últimas eleições. A cidade tornou-se palco de uma disputa direta entre Jair Bolsonaro e Gilberto Kassab, um dos principais desafetos do bolsonarismo. Bolsonaro apoiou o ex-prefeito Eduardo Cury (PL), mas Anderson Farias, candidato do PSD, venceu com 58,26% dos votos válidos e seguirá no comando do município por mais quatro anos. A vitória de Farias reforça a influência do vice-governador Felício Ramuth (PSD) na região. Ramuth chegou a se licenciar do cargo para atuar na campanha do aliado.

O PL ficou em segundo no ranking das prefeituras em São Paulo. Porém, com quase metade dos municípios conquistados por Kassab: 104. Ainda assim, o partido de Jair Bolsonaro saiu vitorioso em Guarulhos, o segundo maior colégio eleitoral do Estado. Lucas Sanches, que no primeiro turno não contou com o apoio de Bolsonaro nem de Tarcísio, desbancou o ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade) por 58,55% dos votos válidos.

O PT, legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve um desempenho pífio no Estado. No ABC, antigo berço da legenda, a sigla sobreviveu apenas com a vitória de Marcelo Oliveira em Mauá neste domingo. No segundo turno, a sigla também disputava em Diadema, mas o atual prefeito José Filippi (PT) perdeu para Taka Yamauchi (MDB), aliado de Tarcísio de Freitas. Além de Mauá, o PT vai comandar outras três cidades no Estado. Lucianópolis, que tem pouco mais de 2 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Lúcia e Matão.

O Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas, conquistou 83 prefeituras, incluindo Santos, no litoral paulista, onde Tarcísio manteve-se neutro, e Barueri. O MDB ficou logo atrás, e vai assumir a administração de 66 cidades a partir de 1º de janeiro de 2025. A principal conquista da sigla comandada pelo deputado federal Baleia Rossi (SP) foi São Paulo, onde o prefeito Ricardo Nunes desbancou o candidato da esquerda, Guilherme Boulos (PSOL), levando o MDB ao comando da maior cidade da América Latina pela primeira vez por voto popular. Até então, a única vez que o partido governou a cidade foi em 1983, com Mário Covas, último prefeito biônico antes da redemocratização do País.

De acordo com o levantamento, o PP ficou com 47 prefeituras e o União Brasil, 34. Podemos levou a melhor em 31 cidades e o PSDB, antes hegemônico no estado, amargou com 21 vitórias. Em seguida vem PSB (9), Cidadania (5), Solidariedade (4), PDT (4), PT (4), Novo (4), PRD (2), Avante (2) e Mobiliza (1).

Veja também

Em discurso de despedida, Rodrigo Pacheco se pronuncia sobre ser ministro de Lula

Em seu último pronunciamento do ano —e talvez também no púlpito do Salão Azul como …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!