Os dois maiores partidos da base do governador Rui Costa (PT), o PSD e o Progressistas são as duas legendas até o momento, com mais candidatos a prefeito na Bahia. Até esta última sexta-feira (25), conforme levantamento do jornal Tribuna junto ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 1.008 postulantes de diferentes siglas ao Executivo municipal no estado. Do total, 189 vão concorrer pelo PSD – legenda comandada pelo senador Otto Alencar na Bahia. Em seguida, aparece o Progressistas, do vice-governador João Leão, com 142 nomes na disputa por prefeituras baianas.
Outras legendas
Depois do PSD e Progressistas, o PT é a sigla com mais candidatos a prefeito na Bahia. A legenda do governador Rui Costa chegou a ter o maior número de gestores municipais no estado. Em 2012, elegeu 93 chefes do Executivo, mas caiu para 39 quatro anos depois.
Em seguida, o DEM – legenda do prefeito de Salvador, ACM Neto – é o partido com mais postulantes a Executivos municipais no pleito deste ano. O PSDB tem 33 candidatos. Já o MDB, que vive uma crise desde a prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, terá 32 nomes brigando por prefeituras baianas.