segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / POLÍTICA / PSD e PP podem disputar Eleições 2020, diz jornal
sábado 23 de novembro de 2019 às 11:58h

PSD e PP podem disputar Eleições 2020, diz jornal

POLÍTICA


Segundo o jornal Tribuna da Bahia, o município de Ilhéus já conta com oito pré-candidatos ao Executivo no próximo ano, além do atual prefeito Marão (PSD). Ele é filho da ex-deputada Angela Souza, que não conseguiu se reeleger em 2018. Dois partidos aparecem como as principais possibilidades: o PP de Cacá Colchões e o PT de Nilton Cruz. Os dois últimos são ligados ao ex-deputado Jabes Ribeiro e ao deputado estadual Rosemberg Pinto, respectivamente. PSB, Podemos, PDT, PSOL e Rede também devem lançar nomes.

Uma pesquisa de opinião da empresa Sócio Estatística, divulgada pelo Blog do Gusmão em setembro, deu um panorama sobre como está a situação na cidade. O resultado dos primeiros nomes em quem os entrevistados votariam, caso as eleições fossem hoje, estabeleceu quem está mais forte. Mário Alexandre já faz a pré-campanha de forma permanente, mas não aparece bem. Mas o fato de ter a máquina na mão levanta a chances de ele conseguir uma polarização com o PP.

O PP ocupa o primeiro lugar com Cacá (9.86%) e Jabes Ribeiro (8.47%); em segundo, aparece o Podemos, com Valderico Júnior (9.36%); a terceira posição fica com o PSD, do atual prefeito Mário Alexandre (8.07%); em quarto está o PDT, com Cosme Araújo (7.87%); na quinta colocação, o PSB de Bebeto (5.38%); e em sexto, o PSOL, com Jorge Luiz (3.29%).

Na espontânea, com a pergunta, “Já tem candidato a prefeito?”, a Sócio Estatística colheu os seguintes resultados: não 70.52%; não respondeu 15.34%; Marão/Mário 4.18%; Cacá Colchões 2.99%; Valderico Júnior 1.89%; Cosme Araujo 1.16%; Jabes Ribeiro 1.0 %; Bebeto 0.50%; Nazal 0.50%; Alcides 0.30%; Rui 0.30%; Professor 0.20%; Augustão 0.10%; Jorge Luiz 0.20%; Pro Reinaldo 0.10%; e Sim. Quem? 0.10%. O levantamento ouviu 1004 pessoas entre o período de 13 a 17 de agosto.

Apesar de não pontuar, analistas locais afirmam que Niltom aposta na força do PT para se viabilizar. Ele é amigo pessoal do ex-ministro José Dirceu e também conta com o apoio do ex-presidente Lula, que deve visitar o sul da Bahia no final de 2019. Quem também está na disputa é o atual vice-prefeito, José Nazal (Rede), que rompeu com Marão no ano passado. Em maio de 2018, segundo a imprensa local, o vice entregou duas cartas ao gestor: um era o pedido de exoneração e outra era uma carta de cunho pessoal, relatando os motivos. O conteúdo da carta seria duro e realista.

Veja também

União Brasil adia definição de líder na Câmara: ‘Não podemos voltar a virar piadinha’

Sem um consenso em quem sucederá o deputado federal pela Bahia, Elmar Nascimento na liderança …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!