sábado 21 de dezembro de 2024
Foto: Ana Luiza Sousa
Home / DESTAQUE / PSD deve apoiar outro nome caso Jerônimo não seja eleito governador, diz Coronel
sexta-feira 1 de julho de 2022 às 06:48h

PSD deve apoiar outro nome caso Jerônimo não seja eleito governador, diz Coronel

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, nesta quinta-feira (30), o senador Angelo Coronel (PSD) disse que “não mistura as coisas: política é política”, e garantiu que não está afastado. O parlamentar, contudo, não descartou a possibilidade de manifestar apoio a outro grupo caso Jerônimo não seja o vencedor do pleito de outubro.

Ausente das agendas do pré-candidato ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), o fato levantou especulações nos bastidores da política de que ele poderia migrar para a base do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil).

Coronel admitiu ao Bahia Notícias, que mantém boa relação com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB) – que fez afagos ao senador – e com o próprio ACM Neto (UB), principal adversário do PT nas urnas na busca pelo Palácio de Ondina.

“Com certeza, eu me dou bem [com Bruno Reis], somos amigos há muitos anos e do próprio ACM Neto, somos amigos de muitos anos, mesmo na época que eu era adversário do avô dele. Eu sempre digo que as amizades não têm que ser intrinsecamente ligadas à política. A amizade que tenho é grande, quando fui candidato à presidente da AL-BA ele [Bruno Reis] foi a primeira pessoa que levantou a minha bandeira como presidente. A gente nunca deve esquecer momentos que recebemos esses apoios, gratidão é tudo. Mas eu tenho hoje meu partido com Otto [Alencar] na chapa majoritária, tenho amizade com [Jaques] Wagner e Rui [Costa], e com o próprio Jerônimo. Eu sempre digo: a gente não mistura as coisas: política é política e amizade é amizade”, explicou o senador ao Bahia Notícias.

Caso o nome vencedor nas eleições estaduais este ano não seja o de Jerônimo Rodrigues (PT), Angelo Coronel mostrou naturalidade ao comentar que o PSD pode manifestar apoio ao candidato vitorioso nas urnas. “Qualquer parlamentar que esteja numa Assembleia tem que trabalhar em prol do estado que defende. O PSD tem 12 [deputados] estaduais, todos na base de Rui. Se Jerônimo ganhar, o partido continuará na base, e se Neto ganhar, não vejo nada demais se a bancada se reunir e der apoio institucional a ele. O PSD quer o bem da Bahia, não temos que ficar amarrados a cor partidária ou lado político, temos que ficar ao lado do povo da Bahia”, disse.

Na quarta-feira (30), o prefeito Bruno Reis deixou as portas abertas para o apoio do senador Angelo Coronel (PSD) à pré-candidatura de ACM Neto (União). Bruno comentou que, caso Coronel não tenha “amarras ou impedimentos políticos” e queira apoiar Neto, a adesão seria bem vista.

Durante a entrevista, Coronel também defendeu que a suplência de Otto Alencar na disputa ao Senado fique com um membro do PSD, e brincou que o nome de sua esposa, Eleusa Coronel, está à disposição para a vaga. O senador apontou, ainda, a importância de uma mulher na composição da chapa de seu grupo.

“Eu defendo que a suplência seja de um membro do nosso partido [PSD], na Bahia sempre o titular escolhia o seu suplente, mas evidente que quando fui candidato a senador não tive direito a escolha, colocaram Davidson [Magalhães]. Não questionei nada porque estava numa composição partidária e para ter uma união de mais agremiações. Isso vai ser uma questão de foro íntimo de Otto, abrir mão de indicar seu suplente ou se vai indicar. (…) Então não tem questionamento hoje se Otto realmente quiser escolher um nome do PSD. Até o nome de Eleusa Coronel está à disposição se ele achar que deve. A chapa não deve ser totalmente masculina, a chapa deve ser mais aberta e eclética. E não é puxando a sardinha para meu lado, mas o nome de Eleusa está disponível”, disse.

Veja também

Pacote Fiscal: veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

Após uma rodada de votações na Câmara dos Deputados, o Senado concluiu na sexta-feira, 20, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!