Os tubarões possuem pequenas proteínas (VNARs) idênticas a , que impedem a infeção de coronavírus como a Covid-19 nas células humanas, revela uma nova pesquisa da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos.
Estes anticorpos têm um décimo do tamanho dos anticorpos humanos, e podem alcançar a infeção de modo a combatê-la de uma forma que os segundos não conseguem. Os cientistas chegaram ainda à conclusão de que estes anticorpos também são capazes de combater o coronavírus WIV1-CoV, presente apenas em morcegos, mas que também pode infetar células humanas.
Com a evolução e transmissão de vírus entre os animais e os seres humanos, estudos como estes são importantes no intuito de desenvolver tratamentos de prevenção e proteção.
“O grande problema é que há uma série de coronavírus que estão prestes a emergir em humanos”, explica o professor de Patologia, Aaron LeBeau. “O que estamos fazendo é a preparar um arsenal de terapias com VNAR de tubarão que podem ser usadas no futuro para surtos de SARS. É uma espécie de seguro contra o futuro”, conclui.