quinta-feira 16 de maio de 2024
Foto: Nilton Fukuda/Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Proteína antienvelhecimento aumenta expectativa de vida, diz estudo
quinta-feira 2 de março de 2023 às 06:15h

Proteína antienvelhecimento aumenta expectativa de vida, diz estudo

NOTÍCIAS, SAÚDE


O α-Klotho é uma proteína antienvelhecimento que, quando superexpressa, prolonga a expectativa de vida em humanos e camundongos. É o que afirma o estudo da Scientific Reports, publicado na revista Nature, chamado Ação neuroprotetora de α-Klotho contra meio condicionado de glia ativado por LPS em cultura neuronal primária. A proteína também pode agir contra doenças neurodegenerativas e lesão cerebral.

Estudos demonstraram o efeito neuroprotetor de α-Klotho contra neuroinflamação em diferentes condições, como envelhecimento, doenças neurodegenerativas e lesão cerebral isquêmica, disseram os pesquisadores.

A proteína, no caso, pode ser encontrada no plexo coróide, estrutura que fica no interior do encéfalo. Para reforçar informações sobre a ação da proteína, o estudo utilizou camundongos para a avaliação. As evidências mostram que a klotho age também nos astrócitos, células nervosas que fornecem nutrientes para a sustentação de neurônios.

No envelhecimento, ocorre uma inflamação sistêmica crônica de baixo grau denominada inflamammaging; a α-Klotho, no momento em que essa inflamação ocorre, tem seu potencial reduzido. A desregulação da inflamação no cérebro está associada não apenas a déficits cognitivos relacionados ao envelhecimento, mas também à patogênese e progressão de doenças neurodegenerativas.

“Nosso trabalho demonstrou pela primeira vez em cultura neuronal cortical primária um efeito anti-inflamatório e neuroprotetor da proteína α-Klotho”, disseram os autores do estudo.

Veja também

Mundo registra 11º mês seguido de temperaturas recordes

Abril deste ano foi o mais quente de todos os tempos; combinação entre fenômeno natural …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas