O deputado estadual Marquinho Viana (PV) propôs, em projeto de lei, que o prédio da Governadoria, localizado na 3ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia, seja denominado de Palácio Todos os Santos. O objetivo é “conceder uma significativa homenagem ao Poder Executivo, representado por sua autoridade maior, o Governo do Estado”.
O dia de Todos os Santos é uma festa do cristianismo, principalmente da Igreja Católica, comemorada em 1º de novembro, “que contempla também a fé dos católicos ortodoxos e dos umbandistas”. Marquinho Viana acha que “vale dar continuidade à tradição colonialista portuguesa, que em 1º de novembro de 1501 aportou na Bahia e, como era de costume, nominou o acidente geográfico Baía de Todos os Santos (a maior da América Latina) com o nome do santo do dia”.
“E não apenas a nossa baía”, prosseguiu o deputado, lembrando que monumentos e palácios baianos “recebiam uma denominação específica”, a exemplo do Palácio Rio Branco (na rua Chile), “de onde o Brasil foi governado por mais de dois séculos”, tendo as funções de residência, centro de comando e local de despacho oficial. O Palácio da Aclamação (no Campo Grande), finalizou Viana, foi destinado à residência dos governadores, e “recebeu este nome em homenagem à República”.