O projeto Parceiros da Mata, do governo da Bahia e executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), foi apresentado na última quinta-feira (6), no município de Jequié. O encontro reuniu representantes da CAR, do Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas (CIMURC), prefeitos, secretários(as) municipais de Agricultura e organizações da sociedade civil.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, explicou sobre o projeto e respondeu a dúvidas dos participantes. Ele destacou a importância desse território, que já se destaca pela produção da agricultura familiar e tem grande potencial para crescimento. “Realizamos essa reunião para agilizar as ações e o diagnóstico das comunidades que serão atendidas. Temos pressa para executar essa política pública, pois sabemos que ao levar essas ações para o rural, também estaremos impulsionando o desenvolvimento econômico dos municípios”, afirmou.
O presidente do CIMURC e prefeito de Jitaúna, Marcelo Peccorelli, ressaltou o impacto transformador do investimento de 150 milhões de dólares para as famílias atendidas, que irá proporcionar dignidade a essas pessoas. “Nossa expectativa é de que dias melhores virão para a nossa cidade e para a nossa região”, afirmou.
A coordenadora do Colegiado Territorial do Médio Rio das Contas, Rita Rodrigues, também participou do encontro e destacou a importância do Parceiros da Mata para a recuperação da Mata Atlântica e das nascentes. “Esse projeto será fundamental para a recomposição ambiental e estamos comprometidos com essa ação”. Ela ainda mencionou a visita ao município de Itagi, onde foi lançado o projeto Cinturão Verde, que prevê o plantio de mudas nas margens dos rios para formar as matas ciliares — um exemplo para que os municípios cuidem das nascentes e dos recursos naturais.
Sobre o Projeto
O Parceiros da Mata, que será lançado oficialmente nos próximos meses, atenderá 100 mil famílias inseridas no bioma Mata Atlântica. O projeto é resultado de um acordo de empréstimo entre o Governo do Estado da Bahia, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA).
Entre seus objetivos estão a melhoria da renda, da segurança alimentar e nutricional, o acesso a serviços básicos e a adaptação às mudanças climáticas que afetam a população rural, além da proteção e preservação dos recursos naturais da região, com foco na conservação da Mata Atlântica na Bahia.
Os investimentos serão destinados a sistemas produtivos resilientes, iniciativas de proteção e recuperação ambiental, abastecimento de água, acesso a fontes de energia renovável, inclusão digital e socioprodutiva da população rural dos municípios que integram o CIMURC: Jequié, Jitaúna, Itagi, Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Dário Meira, Gongogi, Ibirataia, Ipiaú, Itagibá, Itamari, Nova Ibiá e Ubatã.