O deputado estadual Pancadinha (Solidariedade) solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a criação de um plano de contingência emergencial para combater os estragos que as catástrofes naturais deixam nos municípios das regiões com histórico de enchentes decorrentes do alto volume de água pluvial.
Na indicação, encaminhada através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o parlamentar mostra que o problema é recorrente no Estado. “As repetidas ocorrências de desastres e o histórico de casos de catástrofes naturais no estado da Bahia (por aumento de enxurradas, desmatamentos em leitos de rios, mudança brusca climática) demonstram claramente a vulnerabilidade da região e nos fazem concluir sobre a necessidade de um cuidado específico à população, principalmente àqueles que, em situações como esta, ficam desamparados”, explica.
Ele lembra, no documento, o maior e mais recente desastre natural da história da Bahia, ocorrido em 2021, quando foram afetados 116 municípios, sendo que 100 deles decretaram emergência. Conforme explica Pancadinha, foram 31 mil desabrigados, 20 mortes, 358 feridos e 470 mil moradores prejudicados de alguma forma por causa da catástrofe natural. “A Bahia foi devastada e a população, desde então, vem sofrendo com tantos prejuízos”, diz o legislador.
O parlamentar conclui que gerenciar os riscos de catástrofes naturais “é preparar o estado a lidar com uma situação inesperada, de modo que consiga amenizar os impactos”. Segundo ele, “o grande objetivo é a preservação de vidas humanas, vidas animais, além de proteger o próprio ecossistema natural”.