O projeto de interconexão da rede Qinghai-Xizang tem operado com segurança há mais de 12 anos, com uma transmissão de energia acumulada de mais de 20 bilhões de kWh, anunciou a State Grid Qinghai Electric Power Company nesta terça-feira (20).
Este projeto liga Xining, capital da Província de Qinghai, no noroeste da China, a Lhasa, capital da vizinha Região Autônoma de Xizang.
Desde o início de sua operação em 2011, mais de 11,3 bilhões de kWh de eletricidade foram transmitidos para Xizang a partir de Qinghai, enquanto 8,7 bilhões de kWh fizeram o caminho contrário.
Ao integrar a rede elétrica de Xizang com a rede nacional, o projeto permitiu a transferência de energia para a região autônoma para aliviar sua escassez durante a estação seca no inverno e na primavera. Enquanto isso, durante a estação chuvosa, no verão e outono, é capaz de transmitir energia hidrelétrica excedente de Xizang para Qinghai.
A eletricidade transmitida pelo projeto apresentou um crescimento consistente ao longo dos anos, passando de 650 milhões de kWh em 2012 para 2,8 bilhões de kWh em 2023.
As taxas de crescimento do consumo de eletricidade em Xizang estão entre as mais altas na China há anos. O volume de utilização de energia da região aumentou de 2,89 bilhões de kWh em 2012 para 11,98 bilhões de kWh em 2022.