sábado 4 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Programa do governo já qualificou mais de 30 mil empresas para exportação
quarta-feira 27 de novembro de 2024 às 08:57h

Programa do governo já qualificou mais de 30 mil empresas para exportação

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) criado em 2004 pela ApexBrasil, órgão do governo federal, já capacitou mais de 30.000 empresas a atuarem com exportação. Destas, mais de 20.000 (75%) são de micro e pequeno porte. Além disso, cerca de 20% das empresas que passaram pela qualificação começaram a exportar diretamente. Mais recentemente, entre 2017 e 2023, empresas apoiadas pelo programa exportaram 3,6 bilhões de dólares.

Em comemoração aos 20 anos de criação do programa, a ApexBrasil promoverá um evento nos dias 28 e 29 de novembro, em Brasília, no qual pretende divulgar números alcançados pelo Peiex em todo esse período. Estarão presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin, e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, além de outras autoridades.

Segundo a ApexBrasil, as 30.000 empresas atendidas pelo Peiex estão distribuídas entre mais de 1.500 municípios de todas as regiões do país. Viana destacou a importância da qualificação para os empreendimentos.

“Quando uma empresa passa a exportar, ela alcança um novo patamar no mundo dos negócios. Ao entrar no comércio internacional, as empresas desenvolvem novos padrões de gerenciamento, novas tecnologias e maior produtividade”, disse.

O programa é implementado por meio de parcerias da Agência com instituições de ensino (Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa) e Federações de Indústria, além de parceiros como Sebrae, Banco do Brasil, Correios, Senai e secretarias de governo, conforme cada região e município. Até hoje, já foram executados mais de 100 convênios com mais de 70 entidades diferentes.

Veja também

Após morte de japonesa, brasileira de 116 anos se torna pessoa mais velha do mundo

A gaúcha Inah Canabarro Lucas se tornou a pessoa mais velha no mundo, de acordo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!