A palestra será ministrada pela Major Denice Santiago, criadora da Ronda Maria da Penha
Profissionais de urgência e emergência passarão por qualificação sobre como proceder diante do atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e intrafamiliar. A ação é promovida pelo Projeto de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Intrafamiliar, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e acontece nesta terça-feira (22), no auditório do Complexo Municipal de Saúde Professor Clementino Fraga, das 8h às 12h.
A palestra será ministrada pela Major Denice Santiago, criadora da Ronda Maria da Penha. A expectativa da SMS é que 80 profissionais participem no treinamento.
A secretaria destacou que a atividade visa proporcionar um olhar sensível aos profissionais, gerando o conceito de empatia e acolhimento, para pessoas que já carregam traumas dessa natureza.
A ação está ancorada ao projeto de intervenção, uma iniciativa do Serviço Social do Pronto Atendimento Rodrigo Argôllo, que, após análises do crescente número de atendimentos realizados a estas mulheres em pronto-atendimento, observou a necessidade de alinhamento das condutas entre as equipes de saúde e administrativa, frente a este problema social.
A abertura do encontro ficará por conta de Leila Kíssia, especialista em Direitos Humanos e Cidadania, e mediadora na área da violência contra a mulher. Leila faz parte do Teatro dos Oprimidos, que busca investigar e compreender as relações de opressão através de caminhos como a expressividade não verbal, a sensibilidade, a criatividade e a empatia, mas sem simplificar a realidade.