Em uma ação que visa tornar a educação pública de São Francisco do Conde uma das melhores do Brasil, foram entregues pela Prefeitura aos professores da Rede Municipal de Ensino, na última quinta-feira (19), notebooks de última geração. Através da iniciativa, os Diários de Classe passarão a ser preenchidos de forma online, inserindo o município no que há de mais moderno no mundo do ensino.
Outra novidade é a pré-matrícula virtual, que poderá ser feita, ao final deste ano (2019), pelas famílias dos estudantes através de um aplicativo próprio, facilitando o procedimento, que já era informatizado. Assim, a vaga do aluno poderá ser garantida ao alcance de um clique, por meio do sistema de Gestão Educacional E-grafite.
Presente à cerimônia de entrega dos computadores, o prefeito Evandro Almeida saudou os profissionais da Educação, ressaltando a importância de todos para o novo patamar alcançado no município, “fruto do esforço e da dedicação de todos vocês, juntamente com o nosso secretário Marivaldo do Amaral e a sua equipe SEDUC. Para mim é uma grande alegria perceber que estamos avançando a passos largos na direção da educação de qualidade tão sonhada”.
O vice-prefeito Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe) também fez questão de congratular a Rede Municipal de Ensino pela melhoria notável em sua qualidade educacional. “O prefeito escolheu muito bem o secretário para assumir essa pasta. A educação já se sente melhorar visivelmente, o que é resultado de muito trabalho. Parabéns secretário Marivaldo, reconhecemos o avanço da nossa educação”.
Antecedendo a entrega dos notebooks, feita simbolicamente a três professores da rede, o secretário da Educação Marivaldo do Amaral explicou como será feito, a partir de agora, o acompanhamento da vida escolar dos estudantes. “Apresentaremos agora para vocês o nosso sistema de gestão escolar, que será feito na plataforma web, tanto com lançamento das frequências, quanto das notas. E para auxiliar as nossas unidades escolares nesse processo, percebemos a necessidade dos educadores terem o seu próprio notebook para o trabalho cotidiano. Isso porque a nossa rede não terá mais os diários físicos em papel, como sempre fora. Nessa direção, nós conversamos com o prefeito Evandro, sinalizando essa necessidade, o qual foi prontamente de acordo”.
Um dos professores que representou a classe, recebendo das mãos do prefeito Evandro Almeida seu notebook, foi Caio César, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber – CEAS. De acordo com ele, a Educação municipal de São Francisco do Conde “é bastante diferente da realidade que eu tinha, na outra Rede em que trabalhava. Inserir a tecnologia na sala de aula é um grande avanço em relação aos outros locais, algo realmente muito importante para a Educação. Vai ser extremamente útil, pois irá agilizar nossos processos e permitir uma economia de tempo”.