“Fica, Thiago Dantas!”, pediram as professoras da Rede Municipal de Ensino, Ida Ramos e Rúbia Barbosa, na Tribuna Popular da Câmara de Salvador, na tarde desta segunda-feira (9). Elas defenderam a permanência do atual secretário da Educação de Salvador, que pode deixar a pasta com a reforma do secretariado municipal pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil). A sessão ordinária foi presidida pelo vereador Isnard Araújo (PL), 1º secretário da Mesa Diretora.
A professora Ida Ramos, que é diretora da Escola Hildete Lomanto, assegurou que estava defendendo de maneira genuína e espontânea a permanência do secretário da Educação, Thiago Dantas. “O nosso secretário, com suas habilidades e competências técnicas, vem realizando um trabalho de excelência à frente da pasta”, afirmou.
Ainda em seu pronunciamento, Ida Ramos observou que “estava expressando o desejo de uma comunidade que vive o chão da escola”. Ela também defendeu a permanência da subsecretária Isabela Cabral e destacou: “Compreendemos que a Educação Municipal de Salvador precisa ser desvinculada de ideologias partidárias para que continuemos avançando”.
Ida também citou alguns avanços implantados pela atual gestão, como o Aprender +, o Teck 4Kids (Letramento Digital), o Curso Profissionalizante Senai Cimatec, o investimento no segmento EJA (Educação de Jovens e Adultos) com o lançamento de um livro específico, após seis anos sem atualização, dentre outros avanços.
Ainda em sua fala, Ida defendeu a continuidade dos investimentos em educação, com tecnologia voltada para a área, e frisou: “Nós não temos nada contra a possibilidade de termos um novo secretário de Educação indicado pelo PSDB, mas precisamos ter responsabilidade com a pasta”.
“Categoria é forte”
A professora Rúbia Barbosa, que é diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Unidos de Castelo Branco, reforçou o pronunciamento da colega e assegurou que “a categoria é forte, e o secretário Thiago Dantas tem um trabalho de responsabilidade”. O secretário é servidor de carreira.
A Tribuna Popular foi comentada pelos vereadores Téo Senna (PSDB) e Marta Rodrigues (PT). Téo Senna parabenizou a iniciativa das professoras, reconheceu o trabalho de Thiago Dantas à frente da Secretaria da Educação e observou que “a decisão (de trocar o secretário) depende do prefeito Bruno Reis”.
A colega Marta Rodrigues falou da importância da educação pública de qualidade, frisou que “educação não é mercadoria” e apontou para a valorização de professores e dos demais servidores municipais que atuam nessa área.