A produção total de petróleo bruto e gás natural da China ultrapassou 390 milhões de toneladas de petróleo equivalente em 2023, atingindo um recorde histórico, de acordo com a Administração Nacional de Energia na terça-feira (9).
A produção de petróleo bruto do país atingiu 208 milhões de toneladas no ano passado, aumentando em mais de 3 milhões de toneladas em comparação com o nível registrado em 2022, disse Liu Hong, funcionária da administração.
O número também representa um aumento na produção de quase 19 milhões de toneladas em comparação com o nível de 2018, disse Liu.
Especificamente, a produção de petróleo bruto offshore atingiu 62 milhões de toneladas, o que contribuiu com mais de 60% do aumento total da produção de petróleo do país. A produção de óleo de xisto ultrapassou 4 milhões de toneladas, representando um recorde.
A produção de gás natural atingiu 230 bilhões de metros cúbicos no ano passado, mantendo um aumento anual de 10 bilhões de metros cúbicos pelo sétimo ano consecutivo, disse Liu.