Não foi um discurso carregado de carga política como foram os seguidos meses de atrito entre Jair Bolsonaro e ministros do STF, mas Dias Toffoli fez questão de citar o fortalecimento da democracia e do Supremo ao fazer um balanço do semestre que termina para a Corte.
“O primeiro semestre de 2020 não foi fácil… As instituições públicas e privadas reforçaram o diálogo na busca por soluções para os impasses decorrentes da crise social e de saúde… Pesquisa divulgada recentemente pelo jornal Folha de São Paulo revelou que 75% dos entrevistados apoiam a democracia. Isso prova que a democracia brasileira e também o Supremo Tribunal Federal emergem fortalecidos”, disse Toffoli.
Os atritos provocados pelo presidente tiraram a Corte de sua temperatura habitual, com ministros produzindo duros votos com mensagens diretas ao presidente. Uma sequência de operações contra apoiadores e aliados do presidente também fez pesar o clima na Corte. Nos últimos dias, porém, o presidente deu sinais de que atuará finalmente para estabilizar a relação entre os poderes.
Com o país mergulhado no drama da pandemia, o Judiciário vai abrir o período de recesso nos trabalhos nesta quarta-feira.