O Primeiro Ministro francês Gabriel Attal anunciou que apresentará sua renúncia ao presidente da República, Emmanuel Macron. A decisão ocorre após seu partido ter ficado em segundo lugar nas eleições da Assembleia Nacional da França, realizadas em 7 de julho, conforme indicam as pesquisas oficiais. “Esta noite, o grupo político que representei nesta campanha não conseguiu obter a maioria, e amanhã de manhã apresentarei minha renúncia ao Presidente da República”, declarou.
A decisão de aceitar ou não a renúncia cabe a Macron, que poderá pedir que Attal permaneça no cargo até que um substituto seja encontrado. “Nunca me resignarei ao fato de que milhões de nossos cidadãos optaram por votar nos extremos. Ao povo francês, digo: respeito a todos e cada um de vocês. Algumas vidas são mais difíceis do que outras, e são essas vidas que devemos melhorar. Esteja onde estiver, sempre me comprometerei a cumprir este objetivo.”
Resultados Inesperados
As pesquisas oficiais, divulgadas às 20:00 horas, colocaram o partido En Marche!, de Emmanuel Macron e Gabriel Attal, com um resultado entre 150 e 170 assentos conquistados. Um resultado que coloca o presidente da República muito acima do esperado e que poderia até mesmo viabilizar a reeleição de Attal como primeiro-ministro.
No entanto, para isso, Macron terá que negociar com a Nova Frente Popular, aliada durante as eleições após a decisão de retirar candidatos de muitas circunscrições onde estavam em terceiro lugar, a fim de unir seus votos contra Marine Le Pen e o Agrupamento Nacional (RN).