sábado 13 de julho de 2024
Gabriel Attal - Foto: AFP
Home / Mundo / MUNDO / Primeiro Ministro francês Gabriel Attal renuncia após resultados eleitorais
domingo 7 de julho de 2024 às 19:49h

Primeiro Ministro francês Gabriel Attal renuncia após resultados eleitorais

MUNDO, NOTÍCIAS


O Primeiro Ministro francês Gabriel Attal anunciou que apresentará sua renúncia ao presidente da República, Emmanuel Macron. A decisão ocorre após seu partido ter ficado em segundo lugar nas eleições da Assembleia Nacional da França, realizadas em 7 de julho, conforme indicam as pesquisas oficiais. “Esta noite, o grupo político que representei nesta campanha não conseguiu obter a maioria, e amanhã de manhã apresentarei minha renúncia ao Presidente da República”, declarou.

A decisão de aceitar ou não a renúncia cabe a Macron, que poderá pedir que Attal permaneça no cargo até que um substituto seja encontrado. “Nunca me resignarei ao fato de que milhões de nossos cidadãos optaram por votar nos extremos. Ao povo francês, digo: respeito a todos e cada um de vocês. Algumas vidas são mais difíceis do que outras, e são essas vidas que devemos melhorar. Esteja onde estiver, sempre me comprometerei a cumprir este objetivo.”

Resultados Inesperados

As pesquisas oficiais, divulgadas às 20:00 horas, colocaram o partido En Marche!, de Emmanuel Macron e Gabriel Attal, com um resultado entre 150 e 170 assentos conquistados. Um resultado que coloca o presidente da República muito acima do esperado e que poderia até mesmo viabilizar a reeleição de Attal como primeiro-ministro.

No entanto, para isso, Macron terá que negociar com a Nova Frente Popular, aliada durante as eleições após a decisão de retirar candidatos de muitas circunscrições onde estavam em terceiro lugar, a fim de unir seus votos contra Marine Le Pen e o Agrupamento Nacional (RN).

Veja também

BMG Energia propõe criação de hub de energia renovável no sudoeste baiano

A BMG Energia, representada pelo diretor executivo, Cláudio Semprine, pelo diretor de novos negócios, Caio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!