A Airbus Helicopters entregou para um cliente do Brasil o primeiro exemplar de produção do helicóptero ACH160.
O ACH160 é o mais recente membro da família de helicópteros ACH. É capaz de transportar até 10 passageiros e tem uma velocidade de cruzeiro de 155 nós (287 km/h), com um alcance de até 852 km.
De acordo com a Airbus, o helicóptero se destaca por transportar um volume 20% maior por passageiro na comparação com outras aeronaves médias bimotoras, janelas 35% maiores e um consumo de combustível 15% menor do que o oferecido pelo seu principal concorrente.
The post Primeiro Airbus ACH160 é entregue para cliente brasileiro appeared first on TechBreak – Tudo sobre Tecnologia.
O ACH160 da Airbus
A família ACH160 é projetada em três versões — Line, Line Lounge e Exclusive — para atender as diferentes necessidades desse exigente mercado, com diferentes níveis de customização e sofisticação inigualável para melhor se adequar ao estilo de vida de cada cliente.
A linha Line Lounge apresenta arranjos de assentos que são os principais diferenciais: dois bancos ACH com capacidade modular de assentos para quatro, seis ou oito pessoas; ou duas poltronas viradas para a frente com armário central e bancada viradas para trás.
Ele é personalizado com uma paleta de cores interna exclusiva, uma combinação de couro liso e perfurado para cabine e assentos do cockpit, inserções de acabamento carbono acetinado nas áreas centrais do teto e apoio de braço de nicho nas janelas, inserção de metal escovado acetinado e carpete de luxo na cabine e no compartimento de carga.
Com 68 patentes, o H160 integra as mais recentes inovações tecnológicas da Airbus Helicopters destinadas a fornecer aos passageiros conforto superior graças às lâminas de redução de som Blue Edge e excelente visibilidade externa para passageiros e pilotos, sem mencionar os recursos de segurança adicionais fornecidos pela Helionix e recursos de assistência do piloto.
Um dos avanços notáveis, e que podemos observar na imagem abaixo, é um perfil de bordo de ataque incomum na família Airbus, derivado da tecnologia Blue Edge, e que promete reduzir uma das principais fontes de ruído dos helicópteros.
O recurso de pré-alerta de vórtice também aumenta a segurança ao avisar os pilotos quando eles entram em condições de voo que podem levar a um estado de anel de vórtice se eles não tomarem medidas imediatas.
O H160 também inclui uma câmera de aleta de cauda, sistema de flutuação de emergência Sea State 6 e janelas que excedem os requisitos de tamanho de saída de emergência Tipo IV da EASA.
O H160 oferece um volume interno 20% maior por passageiro, em comparação com os helicópteros de mesma categoria da geração anterior, e janelas 35% maiores do que seus concorrentes, resultando na cabine mais iluminada de sua classe.
O H160 tem uma velocidade máxima de 325 km/h e tem alcance de 850 km. Seu interior pode receber até 12 passageiros, e suporta uma carga útil total de até 1760 kg.
O consumo de combustível é reduzido em 15% em comparação com a classe anterior de motores para as mesmas operações, enquanto os custos de manutenção são reduzidos em quase 15% nas opções “fuselagem por hora” e “serviço por hora”.
Todo esse luxo custa aproximadamente US$ 14 milhões, ou R$ 75,4 milhões na cotação atual. Contudo, o preço pode ser bastante variável, devido ao número de upgrades e ao interior totalmente personalizável pelo cliente. Cada detalhe adicional acrescenta um valor adicional no preço do helicóptero.