O presidente do União Brasil, o deputado federal por Pernambuco, Luciano Bivar, está articulando segundo a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, para tentar esvaziar o protagonismo do deputado federal pela Bahia, Elmar Nascimento (União Brasil), líder da bancada na Câmara dos Deputados, cotado para o Ministério da Integração Nacional.
A briga envolve a sucessão de Elmar na liderança, caso vire ministro. Para resgatar sua influência entre os deputados, Bivar defende que o líder do partido seja Pedro Lucas Fernandes (MA), seu aliado, e está pedindo a parlamentares que assinem uma lista de apoio para efetivar a troca. Elmar, por outro lado, quer que o próximo líder seja Juscelino Filho (MA).
Elmar tem o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), na indicação para o ministério. Bivar não conseguiu o protagonismo que desejava nas negociações com Lula, o que gerou tensão constante nas últimas semanas com Elmar, que se aproxima de Lula.
A iniciativa de Bivar para emplacar Fernandes na liderança escancarou a disputa entre ele e o deputado baiano, e foi considerada precipitada por pessoas próximas a Elmar. A briga é um rescaldo da divisão do partido, que nasceu de uma fusão entre o DEM, de Elmar, e o PSL, de Bivar.