O presidente eleito do PT Bahia, Éden Valadares, esteve no 21º Encontro de Educadores e Educadoras do MST da Bahia, acompanhado pela liderança do MST, Vera Lúcia Barbosa, popularmente conhecida por Lucinha do MST, e pelo deputado federal do PT-BA, Valmir Assunção.
Na oportunidade, Éden falou sobre os desafios colocados aos movimentos sociais e da esquerda frente a agenda fascista do governo federal. Ele chamou atenção, em especial, à denúncia sobre o tratamento injusto e discriminatório que as famílias de assentamentos para fins de reforma agrária tem recebido do governo federal. “Em tempos de Bolsonaro, de perseguição às causas e lutas sociais, resistência e união são as palavras de ordem mais importantes”, afirmou.
Ex-secretária do Estado e ativista da luta dos trabalhadores Sem Terra, Lucinha comentou que a luta pela educação pública e de qualidade é uma agenda das mais importantes na vida dos assentados. “Pra gente que vive no campo, onde dificilpmente chegam os serviços públicos de qualidade, afirmar um outro modelo de educação, calcada num saber que leve em consideração os saberes do campo é fundamental”, afirma.
O 21º Encontro Estadual de Educadores e Educadoras do MST na Bahia, se encerrou na última segunda-feira (4) e reuniu mais de 550 pessoas, entre educadores e educadoras do MST no estado, dirigentes do movimento e também parceiros, no Centro de treinamento de Secretaria de desenvolvimento Rural (CTN/SDR), na capital baiana. Os participantes debateram temas ligados a atual conjuntura política e educacional; as mudanças propostas para a educação; os desafios da agroecologia na construção do currículo e planejamentos para avançar o trabalho feito pelo MST em todo estado.
Estiveram presentes nos três dias de atividades os companheiros Joao Paulo Rodrigues e Lucineia Durães, ambos da Direção Nacional do MST, o Senador do PT, Jaques Wagner, a Secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fábia Reis; e o Secretario de Educação, Jerônimo Rodrigues e representantes de outros movimentos.