O ex-prefeito de Salvador João Henrique confirmou na última terça-feira (19) que vai concorrer uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de outubro pelo PDT, partido que faz parte da base do pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB).
Presidente estadual do PDT elogia João Henrique
Presidente do PDT na Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Junior, em entrevista ao Aratu On, avaliou a possibilidade de o ex-prefeito de Salvador João Henrique ser candidato a deputado federal pela sigla.
Achei que podia ter feito muito melhor [na Prefeitura], mas estamos falando agora de eleição legislativa. Como deputado ele foi um defensor do consumidor. Na Prefeitura ele não foi muito feliz, mas no Legislativo provou que foi excelente deputado.
Ainda durante a entrevista, Mendonça criticou a gestão de João. “Ele foi eleito deputado pelo PDT, eleito prefeito no primeiro mandato pelo partido. Não gostei da gestão dele”, sustentou.
João Henrique
Aos 62 anos, João Henrique foi prefeito da capital baiana entre 2005 e 2013. Durante a gestão, foi filiado a três partidos: PDT, PMDB e PP. Disputou a eleição de 2018, concorrendo ao cargo de governador da Bahia, mas recebeu pouco mais de 38 mil votos e não foi eleito.
Além de vereador na capital, João foi deputado estadual entre 1995 e 2004. Em 2016, disputou pelo PR (atual PL) novamente uma vaga na Câmara soteropolitana, mas, com 5.292 votos, não conseguiu se eleger.