O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se com o primeiro-ministro da Federação Russa, Mikhail Mishustin, em Beijing, nesta quarta-feira (20).
Observando que desde o início deste ano ele se reuniu com o presidente Putin duas vezes, Xi disse que os governos, órgãos legislativos, partidos políticos e localidades dos dois países realizaram intercâmbios aprofundados e a cooperação pragmática em vários campos se desenvolveu de maneira sólida e estável.
Nos primeiros 11 meses deste ano, o comércio bilateral entre a China e a Rússia atingiu a meta anual de volume comercial de US$ 200 bilhões estabelecida conjuntamente pelos dois chefes de Estado, o que mostra a forte resiliência e amplas perspectivas de cooperação mutuamente benéfica entre os dois países, de acordo com Xi.
Ele ressaltou que manter e desenvolver as relações China-Rússia é uma escolha estratégica feita por ambos os lados com base nos interesses fundamentais dos dois povos.
A China apoia o povo russo em tomar o caminho de desenvolvimento de sua própria escolha, declarou Xi, expressando a esperança de tomar o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a Rússia no próximo ano como um novo ponto de partida para expandir continuamente os efeitos positivos das relações políticas de alto nível e avançar juntos no processo de promover de forma abrangente o desenvolvimento econômico e social e realizar a revitalização nacional.
A economia chinesa tem forte resiliência, grande potencial e ampla margem de manobra e seus fundamentos sólidos de longo prazo permanecem inalterados, indicou Xi. A China promove firmemente o desenvolvimento de alta qualidade e a abertura de alto nível, o que proporcionará novas oportunidades para o desenvolvimento de vários países, incluindo a Rússia, acrescentou ele.
Xi pediu que os dois lados aproveitem plenamente as vantagens da confiança mútua política, complementaridade econômica, conectividade de infraestrutura e intercâmbios entre pessoas; enriqueçam continuamente a conotação de cooperação; aprofundem a cooperação em economia, comércio, energia e conectividade; e mantenham em conjunto a segurança e a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos.
Ele também instou esforços conjuntos para tornar o Ano Cultural China-Rússia em 2024 e em 2025 um sucesso, projetar e realizar diversas atividades culturais e consolidar o apoio social e público para a amizade eterna entre os dois países.
Mishustin disse que as duas reuniões bem-sucedidas entre o presidente Putin e o presidente Xi este ano demonstraram a vontade firme da Rússia e da China de aprofundar sua parceria estratégica abrangente de coordenação, e que a Rússia está disposta a trabalhar com a China para implementar sinceramente o consenso importante alcançado pelos dois chefes de Estado.
A 28ª reunião regular entre os dois chefes do governo foi realizada na terça-feira. Mishustin ressaltou que a Rússia está satisfeita com o crescimento constante da cooperação prática bilateral e está disposta a trabalhar com a China para explorar ainda mais o potencial, expandir a cooperação em áreas como economia, comércio, energia e conectividade, tornar o Ano Cultural um sucesso e consolidar a amizade eterna entre os dois povos.
O primeiro-ministro russo também transmitiu as condolências do governo e povo russos a Xi pelo terremoto que atingiu a Província de Gansu, no noroeste da China, dizendo que a Rússia está disposta a fornecer assistência de resgate conforme as necessidades da China.
Xi expressou sua gratidão e observou que após o terremoto, o presidente Putin e muitos líderes estrangeiros enviaram mensagens de condolências.
A China está fazendo todos os esforços para realizar os trabalhos de resgate e está fazendo o seu melhor para proteger a vida e a propriedade das pessoas, segundo Xi.
Neste momento, as forças de resgate e os suprimentos nas áreas atingidas pelo terremoto são suficientes e as necessidades básicas de vida das pessoas locais estão garantidas, enfatizou Xi, acrescentando que sob a forte liderança do Partido Comunista da China, as pessoas nas áreas afetadas certamente superarão o desastre e reconstruirão seu lar.