segunda-feira 27 de maio de 2024
Foto: Antônio Queirós
Home / DESTAQUE / Presidente da Câmara de Salvador alerta para risco de fechamento do Hospital Martagão Gesteira
segunda-feira 1 de abril de 2024 às 17:42h

Presidente da Câmara de Salvador alerta para risco de fechamento do Hospital Martagão Gesteira

DESTAQUE, NOTÍCIAS, SAÚDE


O superintendente da Liga Álvaro Bahia, Carlos Emanuel, fez um pronunciamento representado o Hospital Martagão Gesteira, nesta segunda-feira (1º), no Plenário Cosme de Farias da Câmara de Salvador. Ele utilizou a Tribuna Popular e fez uma avaliação sobre os problemas financeiros que estão ocorrendo na instituição.

O hospital tem um déficit anual de RS 15 milhões. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Muniz (PSDB), alertou que é importante que os poderes públicos estejam atentos à situação do Martagão Gesteira.

Carlos Muniz pediu muita atenção dos seus pares à mensagem de Carlos Emanuel no Plenário Cosme de Farias. “Esse assunto é muito sério, pois é inerente à saúde de crianças da capital e do interior do estado. O Martagão Gesteira é uma instituição muito importante. E através desse testemunho podemos concluir que pode ocorrer o fechamento deste hospital tão relevante para a nossa cidade e para a Bahia”, alertou o chefe do Legislativo Municipal da capital do estado.

“Viemos a esta Casa chamar a atenção para a relevância do hospital. É necessário reavaliar a forma de financiamento e de como lidar com a instituição. Realizamos setenta e cinco por cento de todas as cirurgias oncológicas de crianças em Salvador e sessenta e dois por cento de todo o Estado da Bahia. E sessenta por cento das crianças que chegam no Martagão Gesteira são transferidas de outras unidades pediátricas do nosso estado. Esse é o grau de complexidade que encontramos no hospital”, disse. Ele frisou também que 99 % das crianças atendidas no Martagão Gesteira são oriundas de famílias com renda inferior a dois salários mínimos.

O hospital é financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Mas é público e notório que a forma de remuneração do SUS não contempla as necessidades do hospital. Já tivemos, inclusive, que fechar uma UTI e leitos de Enfermaria. E corremos o risco de desmobilizar mais leitos e serviços. Portanto, estamos aqui para sensibilizar a área política”, frisou Carlos Emanuel.

No último dia 20, os vereadores Maurício Trindade (PP) e Débora Santana (Avante), integrantes da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Assistência Social da Câmara Municipal de Salvador, realizaram uma visita ao Hospital Martagão Gesteira.

Doações

Pessoas físicas e jurídicas podem fazer doações ao Hospital Martagão Gesteira. As informações constam no site www.martagaogesteira.com.br. E o passo-a-passo para as doações de pessoas jurídicas através do Imposto de renda pode ser acessada, no Google, através da pesquisa “Martagão Gesteira Imposto de Renda”.

Veja também

Pré-candidato a prefeitura de Salvador anuncia falecimento da esposa

No último sábado, (25), por meio de suas redes sociais o pré-candidato a prefeitura de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas