Durante as fortes chuvas de final de ano, que resultaram em enchentes nas cidades baianas, a União dos Municípios da Bahia (UPB) solicitou do governo do estado a reabertura de linha de crédito, por meio da Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia, para os comerciantes que tiveram prejuízos. Após a solicitação da entidade municipalista, a medida tomada em 2022 foi reeditada e já está em vigor a liberação de recursos da linha de crédito emergencial, com objetivo de fazer o enfrentamento à situação de calamidade pública nos municípios. Entre as prefeituras que firmaram parceria com a Desenbahia estão Ipiaú, Ubatã, Jequié e Barra do Rocha.
As prefeituras precisarão assinar um Termo de Cooperação com a Desenbahia para operacionalizar o financiamento destinado a comerciantes e prestadores de serviços que foram atingidos pelas fortes chuvas. A UPB, em parceria com a Desenbahia, também orienta os gestores sobre os critérios e os documentos necessários para ter acesso ao recurso, além de esclarecer dúvidas sobre os procedimentos. As instituições reforçam que esta linha de crédito é destinada exclusivamente ao comércio, comprovadamente impactado pelas chuvas. Entre as exigências, o município deve estar com o decreto de situação de emergência em vigor e apresentar um dossiê atestando os prejuízos causados.
As concessões de financiamento da Desenbahia permitem parcelamento em até 48 meses, incluindo carência de até 12 meses para pagamento da primeira parcela, sem juros para financiamentos de até R$150 mil. O objetivo da Desenbahia é reduzir os impactos advindos deste cenário e apoiar os empreendedores.
A coordenação de Captação de Recursos, por meio do coordenador, Joelson Azevedo, que também coordena a Rede +Brasil elo Municipalista no Estado da Bahia, está à disposição para auxiliar os municípios a aderirem a linha de crédito por meio do telefone (71) 3115-5950 e (71) 9948-0271 ou pelo email joelson@upb.org.br.