quinta-feira 6 de fevereiro de 2025
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura publica chamamento público para programa Verde Perto
quinta-feira 6 de janeiro de 2022 às 17:56h

Prefeitura publica chamamento público para programa Verde Perto

NOTÍCIAS


A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), publicou chamamento público para o Programa Verde Perto. A iniciativa visa promover a adoção de áreas públicas por parte da sociedade civil para a urbanização, construção de equipamentos públicos, conservação e manutenção dos locais.

As áreas previstas no documento para a adoção são a Praça Mirante da Vitória, no bairro da Vitória; o playground da Praça Coronel Waldir Aguiar e a área verde da Rua Edith Mendes da Gama e Abreu, ambos no Itaigara; a área verde da Rua Agnaldo Azevedo, em Stella Maris; o canteiro da Rua Martagão Gesteira, na Graça; a área verde da Avenida Octávio Mangabeira, na Boca do Rio; o playground da Praça José Guilherme de Macedo, na Pituba, e a área verde da Rua Jayme Sapolnik, no Imbuí.

A adoção será coordenada pela Secis, que será também responsável pela análise das propostas e seleção dos interessados em participar do programa. As pessoas físicas ou jurídicas podem se inscrever para o credenciamento até o dia 17 de fevereiro e o edital completo pode ser acessado no site do programa, no endereço www. verdeperto. salvador. ba. gov. br .

Segundo o diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam) da Secis, João Resch, o programa Verde Perto foi criado desde 2013, para fomentar que o cidadão seja participativo com a cidade.

“Muita gente nos procura espontaneamente para adotar um canteiro, uma área verde, uma praça. É possível adotar até mesmo uma árvore. A nossa ideia é tornar esse interesse público, porque pode haver mais pessoas interessadas na adoção”, conta Resch.

Ele explica que, em caso de duas pessoas interessadas em adotar a mesma área, uma comissão interna seleciona o adotante, levando em conta os critérios previstos no chamamento público.

De 2018 até este ano, 40 espaços públicos já foram adotados, incluindo canteiros, praças e áreas verdes. Uma das praças adotadas e que vem sendo bem cuidada é a Praça Carlos Batalha, situada no Rio Vermelho. A adoção tem vigência mínima de um ano, podendo ser prorrogada.

Documentação

Para o credenciamento, é necessária a apresentação de uma carta de intenção com os dados do interessado (razão social/nome, endereço, CEP, telefone e e-mail, entre outros) e a área de interesse para a adoção. A carta deve ser protocolada, em horário de expediente, no Serviço de Protocolo da Secis, situado na Avenida ACM, no Parque da Cidade, no Itaigara.

Devem ser anexadas à carta de intenção uma proposta-resumo de adoção da área, comprovante de inscrição no CNPJ (em caso de pessoa jurídica), ou no CPF (para pessoa física) e certidões negativas de tributos, contribuições federais e da dívida ativa da União.

Informações

A Secis orientará os interessados com informações sobre o espaço físico a ser adotado, incluindo as dimensões, os equipamentos e mobiliários urbanos instalados, as espécies arbóreas existentes e dados sobre o estado de conservação das espécies.

Os serviços a serem realizados, após a adoção das áreas, serão acompanhados e fiscalizados pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Veja também

Rui Costa vira alvo de cobranças da nova cúpula do Congresso

Sob nova direção no Congresso, integrantes do centrão querem aproveitar as discussões sobre a reforma ministerial do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!