Para promover cada vez mais a valorização da vida, a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) realiza sua campanha anual do Setembro Amarelo. O presidente da companhia, Virgílio Daltro, reuniu nesta quinta-feira (14) os dirigentes do órgão para falar sobre a campanha e destacou a necessidade de garantir aos mais de 250 funcionários ajuda e orientação em benefício da saúde emocional.
“Estamos cumprindo com a obrigação de cuidar dos nossos funcionários. Esta palestra alcança situações que, às vezes, muitas pessoas não têm a noção ampla do bem-estar que ela pode trazer. Estamos seguindo orientação do prefeito Bruno Reis (União Brasil), que pede sempre que cuidemos da saúde dos nossos colaboradores”, disse o presidente da Desal.
Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo. E desde 2014, a ABP e o Conselho Federal de Medicina (CFM) passaram a divulgar as conquistas de parceiros no Brasil.
Problema mundial
Dez de setembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A mobilização, no entanto, acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”. E diversas ações estão sendo desenvolvidas.
De acordo com a última pesquisa realizada em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios anualmente em todo o mundo, sem contar os episódios subnotificados. Com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano.