A Prefeitura de Salvador deu início na segunda-feira (27) à Caravana Vamos Proteger, com o tema “Faça Bonito: Vamos Proteger Crianças e Adolescentes”. A iniciativa faz parte do Maio Laranja, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Nos dias 27, 28 e 29 de maio, das 8h às 17h, diversos serviços serão oferecidos à população de forma gratuita no Salvador Norte Shopping, em São Cristóvão. No local, o público terá acesso a atendimentos odontológicos, clínicos e pediátricos, vacinas, testes rápidos, assistência jurídica através da Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), outro parceiro da ação, entre outros.
A titular da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, reforçou a importância da iniciativa. “A proposta é popularizar a informação, trazendo as pessoas para a discussão do Maio Laranja e oferecendo serviços. Não podemos continuar a vivenciar a violência contra crianças e adolescentes da forma como ainda ocorre. É necessário realizar ações contínuas que abordem e discutam esse tema. Nosso objetivo é que essa conscientização se espalhe ao longo do ano “, acrescentou.
Juliana Marinho, gerente de Marketing do Grupo JCPM, que administra o Salvador Norte Shopping, relatou que a instituição tem se envolvido em diversas ações sociais. Em relação ao Maio Laranja, há uma campanha contínua nos empreendimentos, sensibilizando a população a agir corretamente para combater o problema.
“Somos totalmente contra o trabalho infantil e contamos com uma equipe treinada em nossos shoppings para atuar junto aos clientes e à comunidade diariamente. Também disponibilizamos materiais informativos sobre assédio e abuso, com adesivos e placas indicando o que fazer, para onde ligar e as ações necessárias”, relatou Juliana.
Moradora de São Cristóvão, Maritânia Conceição, de 48 anos, soube da ação através de uma amiga e aproveitou para fazer um procedimento odontológico. “Essa ação está sendo uma grande ajuda para nós. É muito importante que a Prefeitura de Salvador ofereça esse acolhimento”, disse.