Mais uma edição do projeto “A Onda é Preservar” foi realizada na sexta-feira (7) na praia de Itapuã. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar a população sobre os impactos ambientais decorrentes do descarte irregular de resíduos para a cidade e o meio ambiente.
A ação já contemplou as praias de Humaitá, Ribeira, Piatã, Tubarão, Jardim de Alah e Rio Vermelho. Neste sábado (8), a ação chegou em Boa Viagem.
Para Wladimir Galvão, dentista e morador do bairro de Itapuã, o projeto é de extrema importância e ajuda a conscientizar as novas gerações sobre o cuidado com o meio ambiente.
“É sempre importante a orientação em todos os sentidos, principalmente para as novas gerações. As pessoas não andam cuidando na natureza. Às vezes são cuidados simples e a gente acaba não fazendo no dia a dia”, comentou.
A turista Luziane Cerqueira, 27 anos, elogiou a iniciativa e destacou que as pessoas precisam ter mais consciência e que cada um pode fazer a sua parte.
“Muitos banhistas poluem muito as praias. O plástico, tudo que acaba indo pra o mar, acaba matando os peixes e isso tem um impacto ambiental muito grande. Então essa ação está conscientizando as pessoas de que o ‘lixo’ que eles trazem tem que descartar da forma correta para não poluir o meio ambiente”, pontuou.
Quem visita o estande também é orientado a não pegar as conchas da praia, pois pode ser caracterizado como crime ambiental.
“Embora muitas pessoas tenham esse hábito, até mesmo as crianças, é preciso mudar esse comportamento pois a prática pode desequilibrar o ecossistema marinho”, destacou Rosemary Mascarenhas, coordenadora de educação ambiental da Limpurb.
As próximas ações estão previstas nas praias de Ondina, Flamengo e Farol da Barra em fevereiro. A programação pode ser encontrada nas redes sociais da Limpurb.