Os olhos brilhantes e os sorrisos soltos não esconderam a felicidade das 15 crianças com paralisia cerebral que visitaram a Vila de Natal, no Campo Grande, na noite da última sexta-feira (18). Em uma ação promovida pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), em parceria com a Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD), meninos e meninas, internos do Lar Valorização Individual do Deficiente Anônimo (Vida), ficaram encantados com a decoração natalina do local. Até o dia 21, as 105 pessoas com autismo, síndrome de Down, hidrocefalia e deficiências auditivas e visuais, acolhidas no orfanato, conhecerão o local.
“Este ano, no Natal da Inclusão, nós percebemos que muitas pessoas foram abandonadas pelas famílias e residem e instituições. Então resolvemos criar essa parceria para trazê-los no Campo Grande, sem agendamento, com toda estrutura e apoio, para que eles tenham um momento de lazer e alegria”, declarou o diretor da Dsip e coordenador do Natal Salvador 2021, Júnior Magalhães.
Emocionado, o gestor complementou que a iniciativa municipal possibilita alento, felicidade e amor para essas pessoas. “É difícil segurar as lágrimas, mas quando se faz as coisas com amor e dedicação, o resultado é de muita emoção. A intenção é que até o final do projeto, a gente possa trazer o máximo de entidades para proporcionar o encantamento do Natal e poder gerar esperança para essas crianças”, declarou Magalhães.
Localizado no Novo Marotinho, o Lar Vida abriga e cuida de forma integral de crianças, adolescentes e adultos com deficiência. “Essas crianças têm paralisia cerebral, mas acompanham luzes e entendem a beleza do lugar. Percebemos o quanto elas estão felizes, rindo e se comunicando de alguma forma. Atividades como essa fazem a diferença na vida dessas crianças. É um momento marcante e repleto de simbolismo para elas”, avaliou a enfermeira da instituição, Bárbara Oliveira.
Inclusão
A Prefeitura de Salvador promove, este ano, o Natal da Inclusão. Dentre as diversas ações inclusivas voltadas para pessoas com deficiência, a Vila de Natal no Campo Grande conta com uma equipe treinada em libras e três cadeiras de rodas, cedidas pela Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (Abads), que ficam à disposição de pessoas com dificuldade de locomoção.
O espaço também dispõe, quando as pessoas com deficiência comparecem em grupo, de colaboradores da Prefeitura para orientá-las durante a visitação. Além disso, este público pode fazer a visita para conhecer a decoração natalina na Praça Campo Grande, no Centro, sem agendamento. Cada pessoa tem direito a dois acompanhantes, que também não precisam agendar o acesso.
Acesso
O público geral que deseja visitar a Vila de Natal no Campo Grande deve fazer o agendamento no site www. natal. salvador. ba. gov. br . O acesso é gratuito e, no local, é necessário apresentar o QR Code gerado no site, além do documento de identidade e comprovante de vacinação contra a Covid-19 com as duas doses ou dose única. O espaço funciona todos os dias até o próximo dia 6 de janeiro, sempre a partir das 18h, e cada sessão de visitas tem 50 minutos de duração.