A Prefeitura de Salvador, através da secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) do município iniciou, neste último sábado (11), a operação Pré-Carnaval nos Circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande) que tem como objetivo garantir o ordenamento e segurança do Carnaval de Salvador. Os técnicos do órgão emitiram 166 notificações.
“O trabalho de fiscalização do órgão será realizado todas as quartas-feiras e aos sábados, até o início do Carnaval e durante a festa terá continuidade com a presença de mais de 300 fiscais espalhados pelos circuitos, em regime de 24 horas. O nosso papel é garantir a ordem da festa e o cumprimento da legislação”, afirmou o diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão Júnior.
Durante a vistoria, os técnicos orientaram os responsáveis pelos camarotes sobre algumas regras que garantem o ordenamento da cidade, como a não ocupação dos espaços públicos, que pode comprometer a circulação dos pedestres e a importância de se cumprir o horário de carga e descarga. Além disso, sobre o cuidado para não danificar áreas públicas durante o processo de montagem e, caso isso aconteça, a obrigatoriedade da recomposição desses espaços.
Os responsáveis também foram alertados sobre a necessidade de seguir normas de segurança que vão garantir o bom funcionamento das estruturas, como a realização adequada do sistema de aterramento, equipamentos de proteção contra incêndio, rotas de fuga e itens como sinalizadores, balizadores e extintores.
Até o momento, sete camarotes já solicitaram a autorização para montagem das estruturas. Entre eles estão os Camarotes Via Folia, Harém, Planeta Band, Salvador, Skol, Mirante de Ondina e Villa Mix. A liberação para montagem não garante o funcionamento destes espaços. O alvará de funcionamento só é emitido após uma inspeção final nas estruturas concluídas.
Para dar início a montagem dos camarotes é obrigatório fazer a solicitação de alvará junto à Sedur. Caso o responsável não tenha o documento, a montagem será embargada. Os interessados em montar as estruturas para o Carnaval 2020 devem solicitar a autorização na sede do órgão, localizada na Avenida ACM, Empresarial Thomé de Souza. Em 2019 foram licenciados 22 camarotes nos dois circuitos da festa.