quinta-feira 18 de julho de 2024
Foto: Lucas Moura/Secom
Home / CONCURSOS / Prefeitura de Salvador prepara novo concurso para servidores em diversas áreas
segunda-feira 9 de outubro de 2023 às 13:28h

Prefeitura de Salvador prepara novo concurso para servidores em diversas áreas

CONCURSOS, DESTAQUE, NOTÍCIAS


O secretário de Gestão de Salvador, Rodrigo Alves, esclareceu, em entrevista a Flávia Requião, do portal Bahia Notícias, as principais atribuições da pasta e adiantou que entre esse ano e 2024 a gestão soterpolitana poderá realizar um concurso municipal, que irá abranger algumas categorias.

Na conversa, Alves também pontuou os principais focos da secretária para este ano e citou os maiores desafios que tem encontrado durante sua gestão, após sua saída da diretoria de infraestrutura na Secretaria de Educação.

Onde a Semge atua exatamente nos setores de Salvador? Gostaria que o senhor detalhasse.

A Semge é uma daquelas secretarias consideradas como secretaria sistêmica, ou seja, ela atende a própria prefeitura, então a população acaba conhecendo pouco o trabalho da Semge. A gente não presta um serviço direto para a comunidade, como a Secretaria de Educação, a de Saúde e a Sempre. A gente presta serviço para o município. Temos quatro diretorias: uma diretoria de Pessoas, que é quem cuida dos concursos, de contratar as pessoas e cuidar de administrar a carreira dos servidores públicos. Depois que entram, então todos os servidores de todas as secretarias, a carreira deles é administrada pela Semge, de todo o concurso público, para qualquer categoria profissional, daqui do município de Salvador, é administrado pela Semge. O processamento da folha mensal de pagamento dos Servidores, independente da secretaria onde ele trabalha. Em paralelo a isso, temos a diretoria de Previdência, que administra a Previdência própria do município. Uma terceira diretoria é a de Logística e Patrimônio, onde a gente cuida de toda a logística do município e das compras sistêmicas. E temos uma quarta diretoria, a de Governança, então, por exemplo, o Regimento Interno da Secretaria de Educação, ele é construído pela nossa diretoria de Governança, o sistema de informática, que todo mundo usa nos processos aqui em Salvador, digitais, é administrado por essa diretoria também. Então, qual é o papel da Semge? Seria como se fosse uma Secretaria de Administração. Ela cuida do funcionamento da máquina pública para que a máquina pública seja cada vez mais eficiente e prestem um serviço público cada dia com um melhor serviço.

O senhor veio de alguns anos focado na infraestrutura de educação, como tem sido esse processo de adaptação?

Com certeza, a minha experiência profissional, sempre foi multi. Eu sempre cuidei de múltiplas competências. Fui diretor geral de uma empresa, em que cuidava de todas as áreas daquela empresa do Nordeste. Fui superintendente Geral do Ibama na Bahia, então a experiência na educação, talvez tenha sido a que tenha tido o maior foco temático na minha vida, mas a maioria da minha carreira foi construída em cima de liderança de equipes de multi-competências.

A sua bagagem na diretoria tem contribuído hoje em dia como secretário?

Sem dúvida, toda experiência profissional que eu acumulei ao longo dos anos, antes de lá da diretoria de Infraestrutura, na Secretaria da Educação, eu passei também pelo Ibama, eu tive 10 anos de experiência na iniciativa privada, eu sou advogado especialista em Direito Público, concluindo agora mestrado, então toda essa experiência profissional ajuda a gente na construção de um desafio tão grande, como é é estar à frente de uma pasta tão importante. Na Educação, eu entendo que o grande aprendizado que eu tive foi de conhecer muito bem a cidade. A Secretaria de Educação fica diluída em 436 escolas espalhadas pelos bairros mais diversos de nossa cidade, então essa experiência me deu uma vivência muito importante de conhecer a realidade plural de Salvador. Então, a gente consegue trazer essa experiência e entender melhor a cidade, entender como a máquina pública funciona, o processo de compras e o processo de prestação de serviços, quem está lá na ponta prestando atendimento a comunidade, o que é que ele precisa para que o serviço dele seja prestado de forma mais eficiente.

Qual o principal desafio que o senhor tem encontrado na atuação da Semge?

Eu acho que o maior desafio que nós temos aqui é entregar tudo aquilo que o prefeito tem nos determinado. A gente tem uma administração pública muito ambiciosa, o prefeito Bruno Reis, tem um compromisso muito grande com a cidade e isso faz com que todos nós aqui, que fazemos parte da gestão do prefeito, acabemos tendo essa missão muito desafiadora, porque são muitas as entregas que a gente tem feito e os prazos são sempre apertados. A gente está entrando aí agora no último ano desse primeiro mandato do prefeito Bruno Reis e a gente tem que preparar o caminho para que todas aquelas metas e desafios, que o prefeito se impôs e impôs a sua equipe sejam cumpridos. Então é o maior desafio realmente é esse do compromisso com a cidade, o compromisso com a gestão Bruno e entregar tudo aquilo que a gente está comprometido aí com o município para que a cidade siga avançando.

Como a Semge tem garantido as ações na prática ?

Com comprometimento, engajamento da equipe.A Semge tem uma equipe muito competente, reconhecidamente, tanto no município como fora de Salvador, a gestão de Salvador é reconhecida como uma das melhores capitais, uma das capitais mais bem administradas do país, então a gente já tem uma equipe muito competente. Nós temos processos muito bem desenhados, então isso ajuda muito na entrega de resultados. O meu trabalho é muito de engajamento da equipe em prol do compromisso. Salvador já é uma cidade muito bem administrada, já tem boas rotinas e ótimos profissionais então o segredo pra gente conseguir atender realmente é engajar as pessoas que todos os servidor se sinta fazendo parte desse projeto transformador da cidade

Qual o foco da Semge para este semestre?

O primeiro semestre é muito dominado pelas negociações sindicais, a maioria das categorias tem data base ali no mês de maio, então atender às diversas representações dos diversos segmentos profissionais do município toma muito a nossa agenda no período. Esse ano, a gente conseguiu uma negociação, sem a movimentação de greve, não tivemos greve em nenhuma das categorias, então considero que isso foi uma grande vitória da gestão. Agora no segundo semestre a gente está com um desafio grande de desenvolver, agora botar na rua, publicar, um novo concurso para servidores municipais, com foco grande para a Saúde e a Sempre, que é a área de de atendimento e combate à pobreza, então assistência social, psicólogos, médicos, enfermeiros. Então a gente tem essa previsão aí, agora estamos nos ultimando aí os preparativos para esse próximo concurso municipal que muitas categorias serão atendidas. No segundo semestre também, a gente convocou um número expressivo de guarda civis municipais, agente reforçou muito o time da Educação Thiago Dantas tem dado um enfoque muito grande em tirar qualquer tipo de problema da frente da gestão, né? Então a gente tinha um problema crítico, muitas disciplinas que faltavam, professores, então a gente praticamente zerou esse déficit e contratamos um número grande de profissionais terceirizados. Estamos agora ultimando um processo de contratação de profissionais temporários para a Secretaria da Fazenda, que são os profissionais de um regime diferenciado, chamado REDA, lá da Sefaz, um concurso extremamente concorrido com mais de 4.500 candidatos inscritos, a gente está concluindo esse processo. A secretaria é assim, ela é extremamente dinâmica. E a necessidade da gente de produzir ela vai tendo que atender às demandas emergenciais que vão surgindo cada uma das pastas, como eu citei os exemplo, então sempre existem áreas que estão demandando mais da gente em determinado momento, então é o trabalho da gente segue bem essa lógica, de apoiar os colegas na projeção de serviço público, sempre mais eficiente, mas eficaz são projetos. A novidade para 2024 é o concurso, a gente quer conseguir vencer, superar todas as etapas para realizar um próximo concurso público.

Veja também

Justiça absolve Sérgio Cabral em ação sobre à saúde pública

A 9ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro absolveu numa ação de improbidade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!